Um assunto que tem sido bastante comentado em diversos setores empresariais pelo Brasil é a revolução no multiatendimento on-line via aplicativos e plataformas. Um deles, conhecido amplamente como WhatsApp Múltiplos Usuários, tornou-se protagonista nessa empreitada.
O fato é que essa possibilidade de abrir o leque para diversos canais de serviços e suporte num único número de celular chamou a atenção de gestores para o negócio. Porém, diante de tantas novidades no teleatendimento, algumas dúvidas foram levantadas, e dentre elas a pergunta:
“É possível ter vários atendentes utilizando um mesmo número de WhatsApp sem que o sistema trave a todo instante ou a empresa perca todas as informações”?
A resposta é: “Sim, e isso tem alavancado os negócios pelo país!”
Conheça mais sobre o WhatsApp Múltiplos Usuários!
WhatsApp Múltiplos Usuários: interface entre empresa e cliente
Conforme pesquisa de 2020 da Panorama Mobile Time/Opinion Box – Mensageria no Brasil, cerca de 76% dos brasileiros já utilizam o WhatsApp para assuntos que fogem das conversas informais com amigos e parentes. Essas pessoas buscam por alguns benefícios no setor de comércio e serviços, dentre eles a solicitação de informações, tratamento de dúvidas, obtenção de promoções, busca por suporte técnico, além da compra de produtos e conveniências que atendam às suas necessidades.
O WhatsApp Business foi o precursor de tudo isso. Lançado em 2018, a ferramenta criada pela própria rede social WhatsApp iniciou todo o processo de atendimento ao cliente com diversas funcionalidades, dentre elas o envio rápido de notificações e a possibilidade de mensagens automáticas.
Portanto, atentar-se ao WhatsApp Múltiplos Usuários tornou-se algo relevante e essencial, que pode resultar em inúmeras vantagens para a empresa. Além disso, reconhecer como se dá o processo onde diversos atendentes utilizam o mesmo número para receber ou enviar mensagens é imprescindível para a escolha da melhor plataforma que fará a integração com outras ferramentas, como livechats e chatbots.
Entenda as funcionalidades garantidas através de um WhatsApp Múltiplos Usuários e veja como é possível personalizar uma plataforma de comunicação que esteja disponível no mercado ao seu negócio!
WhatsApp Múltiplos Usuários: otimizando as atividades de atendimento ao cliente
Estruturar os serviços de atendimento ao cliente e direcionar a produtividade de toda a equipe é possível tendo um único número de WhatsApp integrado aos mais diversos departamentos de uma empresa. Veja que interessante os diferenciais de um sistema de WhatsApp Múltiplos Usuários:
Atendimentos simultâneos
Com um único número de telefone a empresa é capaz de gerar vários atendimentos simultâneos, sem grandes esperas ou travamento do sistema. Esse é o principal papel de um sistema do WhatsApp Múltiplos Usuários.
Há ainda como direcionar os clientes para cada departamento específico, agilizando o atendimento.
E enquanto um atendente conversa com o cliente, o sistema também abre a possibilidade para comunicação interna da empresa, otimizando o contato entre funcionários e o reparo às mais diversas dúvidas que possam surgir durante os atendimentos.
Redução de gastos
Dê adeus aos vários números contratados e fios conectados! Além da empresa ter um único contato, há ainda a possibilidade da mobilidade entre seu número fixo e o aplicativo do WhatsApp. Ou seja, aqueles custos com a soma de vários números de telefone, as múltiplas ferramentas, quantidade de aparelhos, tudo isso cai por terra com uma plataforma de multiatendimento.
Maior integração interna e externa
Uma plataforma de multiatendimento é capaz de gerar uma interação visual personalizada e espontânea para cada negócio. Isso aproxima os departamentos entre si, e os mesmos com os clientes.
Além disso, há como integrar chatbots e livechats, potencializando ainda mais a comunicação interna e externa da empresa.
Configuração e automatização de mensagens
Imagine quando um cliente entra em contato com determinada empresa via WhatsApp e logo no início do bate-papo há a obrigatoriedade da intercessão manual por parte dos atendentes, como a digitação de ‘boas vindas’, ‘qual departamento deseja contatar?’, dentre outras frases. A soma dessa etapa pode acarretar numa maior morosidade em relação à espera, por exemplo. Isso não é legal, nem para a empresa que apresenta ineficácia no atendimento, muito menos para o consumidor que ficará à mercê do tempo.
Com uma plataforma de multiatendimento, essa funcionalidade manual é reduzida, pois há como programar saudações e perguntas direcionadas aos clientes sem a necessidade da digitação por parte do atendente. Inclusive é possível encaminhar o consumidor aos setores da empresa que deseja através de uma configuração automática de direcionamento. Por exemplo: Digite… 1 – para vendas, 2 – para pedidos de troca, 3 – ouvidoria.
As novidades não param por aí! Há como disponibilizar respostas às dúvidas mais frequentes geradas pelos clientes. Isso resulta em evolução na forma de se comunicar on-line, aumentando as chances de conversão.
Plataforma Evolvy da JustSell: qualidade e integração numa única ferramenta
Agilizar transações comerciais ou informações, centralizando tudo em um único número de WhatsApp é possível com a plataforma Evolvy da JustSell.
Ela possibilita inclusive a reprodução do histórico de todo atendimento para verificação futura, dando à empresa total capacidade de gerenciamento das chamadas. Ou seja, há como acompanhar a performance dos atendentes ocorrida durante a comunicação com os clientes.
Com a plataforma Evolvy é possível ainda:
- Escolher a operadora da sua preferência;
- Utilizar um número fixo que já esteja ativo;
- Efetuar as mais diversas transações via WhatsApp;
- Divulgar internamente listas, tabelas e cadastros;
- Unificar a plataforma com as mais variadas carteiras e bancos digitais;
- Facilitar pagamentos com envio de links;
- Criar e enviar catálogos dos mais diversos produtos e serviços aos clientes;
- Colher pesquisas de avaliação e satisfação.
Tudo isso 24h por dia, durante toda a semana!
Métricas
Mensurar e avaliar o atendimento é tão importante quanto o momento de interface entre empresa e cliente. Pensando nisso, a plataforma Evolvy gerou a possibilidade do empreendedor ter em mãos um pacote de informações que lhe dê a possibilidade de analisar não só o resultado das vendas, mas saber o tempo médio dos atendimentos e horários com maior número de conversas.
Diante desses dados em mãos, o empresário finalmente consegue se alinhar à equipe e direcionar o atendimento para que não haja tanta espera, dentre outras estratégias que convertam em um número maior de leads e vendas.
Treinamento e suporte
A JustSell, empresa que administra a plataforma Evolvy, garante a instalação gratuita da ferramenta, disponibilizando ao contratante uma equipe altamente qualificada no repasse das informações, com treinamento de seus funcionários, para que os mesmos se adequem ao novo sistema.
Há ainda o benefício do suporte, dado via WhatsApp e mantido durante toda a vigência do contrato, para que a empresa não fique desassistida.
WhatsApp Múltiplos Usuários: oportunidades reais de negócio
Quando se alcança um bate-papo bem sinalizado com o cliente, tendo como base para essa interface perguntas e respostas pré-definidas que instigam o avanço na negociação, fica mais fácil entender a relação do consumidor com a empresa. Isso resulta ainda na facilidade de triagem durante as etapas do funil de vendas, e uma qualificação real de leads.
E mais: a comunicação interna com a equipe se torna muito mais efetiva! A agilidade no processo de videoconferências, chamadas de áudio, compartilhamento de arquivos, dentre outros, melhora o diálogo entre empresário e atendentes, aumentando a qualidade da empresa na prestação de serviços.
Sem contar que o WhatsApp está no bolso ou na bolsa de praticamente todo cidadão brasileiro. A entrega de dados segue disponível 24h por dia. A qualquer momento uma mensagem pode ser visualizada, respondida, enviada. Ou seja, há um canal de comunicação on-line às ordens de qualquer pessoa física ou jurídica, capaz de sanar os mais variados problemas ou despertar interesses.
WhatsApp Múltiplos Usuários: Conclusão
Quando se tem em mãos um sistema de comunicação on-line eficaz, e que funcione dentro da realidade do WhatsApp Múltiplos Usuários, é possível direcionar todo o atendimento para um único número, sem que a ferramenta trave constantemente e a empresa perca informações precisas. Isso agiliza e simplifica a performance virtual com o cliente.
Ou seja, consolidar setores, estimular o atendimento individualizado, unificar plataformas de atendimento e pagamentos, e no horário que o cliente preferir, tornou-se realidade com a plataforma Evolvy, ferramenta que faz um parâmetro total com a ideia do WhatsApp Múltiplos Usuários.