A cada dia surgem inúmeras oportunidades de negócio com as estratégias do WhatsApp Marketing. Isso porque já é sabido que a rede social se tornou uma das fontes de comunicação mais populares no mundo (são mais de 2 bilhões de usuários espalhados em mais de 180 países).
O aplicativo WhatsApp é também um dos mais utilizados no Brasil para interlocução entre as pessoas. São cerca de 120 milhões de usuários gerando ou recebendo mensagens diárias, abrindo ainda mais as possibilidades na constituição ou divulgação de negócios.
Diante desse fenômeno virtual que se tornou o WhatsApp (99% dos smartphones no Brasil têm o aplicativo instalado), é preciso se atentar às oportunidades que realmente poderão alavancar a promoção de serviços ou produtos dentro dessa multiplataforma. Até porque estabelecer um novo canal com os clientes e realizar transações comerciais na rede social requer prudência e planejamento.
Conheça agora as melhores estratégias disponíveis para o WhatsApp Marketing, considerando suas praticidades e exercitando tais métodos para maiores resultados na conversão em leads e vendas!
1 – WhatsApp Business: um recurso diferenciado para o WhatsApp Marketing
Criado há poucos anos, o WhatsApp Business é uma solução estratégica que surgiu no intuito de facilitar a gestão e interação das empresas com seus clientes. Sua adesão foi bem aceita e hoje o recurso segue alavancando negócios pelo Brasil afora.
Fazer a transição do WhatsApp tradicional para o WhatsApp Business é bem simples. Seus designs semelhantes facilitam a utilização quando a pessoa migra para o layout empresarial. Isso interfere positivamente, tanto na comunicação com o consumidor quanto na realização de transações comerciais.
Veja alguns dos principais benefícios alcançados com o WhatsApp Business:
A propaganda da empresa é a alma do negócio
Com o WhatsApp Business é possível ter um perfil totalmente empresarial, com divulgação de endereço, e-mail, site, apontar qual é o segmento do negócio e também o horário de funcionamento da empresa.
Outra possibilidade é a inclusão do horário comercial numa configuração de mensagem automática. Tal recurso é ótimo para que o cliente seja avisado imediatamente sobre o horário de funcionamento e não fique aguardando uma resposta digitada pelo empreendedor ou atendente.
Categorias e etiquetas: maior organização de dados
O WhatsApp Business viabiliza um recurso de disposição de dados para que algumas informações sejam melhor organizadas. A intenção é facilitar a vida do empreendedor.
Há como elaborar categorias onde os contatos sejam subdivididos em grupos. Dessa forma, potenciais consumidores que acabaram de chegar podem ser separados de outros que necessitem efetuar seus pagamentos, por exemplo.
Etiquetas também são permitidas, o que facilita agendamentos e promoções dos produtos ou serviços.
A importância em mensurar os resultados
O que mais dificulta uma tentativa de vendas, por exemplo, é a falta de dados que possam surgir durante uma primeira negociação. Ou seja, é quando não se tem em mãos tais resultados para criação de novas estratégias, o que refletiria no aumento do faturamento caso houvesse essa mensuração.
Com o WhatsApp Business algumas métricas são possíveis, já que os dados de encaminhamento das mensagens ficam disponíveis. É possível saber a quantidade de mensagens enviadas, quais delas foram entregues e quantas foram lidas.
2 – WhatsApp Web: agilidade e performance no envio e recebimento de mensagens
A versão do WhatsApp para computadores e tablets foi desenvolvida no intuito de facilitar a vida de quem necessita dos recursos do aplicativo, porém, mantém seu foco de trabalho nas telas desses dispositivos.
O interessante é que, para utilizar essa versão, dispensa-se a instalação de programas no notebook ou PC, por exemplo. A disponibilidade é alcançada através de um endereço encontrado no próprio buscador do Google. É só digitar WhatsApp Web nas pesquisas que o link aparece nos resultados. O próximo passo é seguir as recomendações de conexão com o aplicativo do celular.
Quando se usa o WhatsApp Web, a memória do celular fica livre para envio ou recebimento de fotos. O mesmo acontece com os vídeos e links. Sem contar a facilidade da digitação, já que a pessoa está de frente com um teclado maior e pode inclusive copiar algum arquivo e colar no dispositivo.
As funções de arquivar e/ou bloquear conversas, verificar status, criar novos grupos, fazer chamadas de voz, pesquisar emojis, tudo isso segue disponível no recurso para computadores e tablets.
A única desvantagem é para o empreendedor que necessita de uma chamada de vídeo, essa ainda indisponível na versão web.
3 – O WhatsApp Marketing como facilitador no relacionamento com os clientes
Muito mais do que entregar ao cliente um produto peculiar ou serviço hábil, a garantia de uma experiência de qualidade precisa estar em evidência quando se negocia pela internet. E isso é facilmente alcançável com o bom relacionamento entre empresa e consumidor. O WhatsApp Marketing tem as ferramentas para gerar essa satisfação ímpar.
Através do marketing feito no WhatsApp há como identificar, por exemplo, novas oportunidades de oferta de produtos e serviços. Ou mesmo disponibilizar melhorias em relação ao que já é oferecido. Isso gera um diferencial capaz de atrair a atenção do consumidor que busca por determinado produto ou serviço.
A carteira de clientes de uma determinada empresa pode ser gerenciada por segmentos. Além disso, há como oferecer auxílio e suporte ao consumidor logo após o mesmo efetuar uma compra, facilitando o processo de fidelização. Esse dinamismo em deixar o cliente ciente do lugar onde está (antes da compra) e para onde ele deseja ir (após a compra) é um serviço de feedback que, incluído nas ações do WhatsApp Marketing, tem chances de grandes resultados.
Portanto, as estratégias contidas no WhatsApp Marketing são realmente grandes facilitadoras no processo de relacionamento com o cliente. E as ferramentas disponíveis no aplicativo, seja o WhatsApp convencional, Business ou Web trazem o que há de melhor em termos de comunicação.
Lembre-se: um cliente satisfeito é sempre um difusor da ótima propaganda sobre seu negócio!
4 – WhatsApp Marketing: divulgação de produtos e serviços
O WhatsApp é um aplicativo certeiro na entrega de mensagens. Através dele há como saber se a informação chegou ou não ao destinatário. E isso é extremamente positivo para uma empresa que queira divulgar seus produtos e serviços.
Diante dessa poderosa ferramenta em mãos, o trabalho de marketing deve ser bem pensado, para que a propagação das ofertas atinjam diretamente o cliente em potencial.
Categorizar os clientes e distribuir conteúdos conforme as etapas do funil é uma ideia agregadora. Isso evita erros nessa interação.
Há como disponibilizar e-books para downloads, catálogos precificados, banners com promoções e descontos, ou seja, uma quantidade enorme de itens podem chegar de forma correta no aplicativo do cliente reverberando toda essa entrega em satisfação.
5 – Disparadores de mensagens aliados ao WhatsApp Marketing
Imagine uma situação onde se faz necessária a ciência de diversas pessoas em relação às próprias dores ou interesses. E que, para sanar seus desejos, necessitam da aquisição dos produtos ou serviço de sua empresa. Nada melhor do que um disparador de mensagens que alcance uma quantidade relevante desse público. Mas como enviar tantas mensagens sem ter o número bloqueado, né?
O mercado disponibiliza disparadores que são capazes de conquistar novos clientes e inclusive recuperar vendas. Um exemplo é o programa Multi Mensagens, com disparo ilimitado de dados e capaz de enviar todos os formatos multimídia (textos, imagens, vídeos, áudios, links, arquivos vCard).
Um diferencial interessante no Multi Mensagens, e que pode ser utilizado com frequência no WhatsApp Marketing, é que as mensagens podem ser personalizadas. Há ainda a possibilidade da remoção dos contatos duplicados e o filtro de números que não estejam no aplicativo WhatsApp.
Já as configurações de entrega também disponíveis no programa, como as pausas no disparo das mensagens e a simulação de digitação em tempo real, tudo isso é uma forma de interação necessária com o cliente, e imprescindível em estratégias de WhatsApp Marketing.
6 – WhatsApp Múltiplos Usuários: uma nova forma de se fazer marketing no WhatsApp
Deseja alcançar a capacidade de atendimentos simultâneos num único número de telefone, com direcionamento de clientes para cada departamento e ainda disponibilizar uma comunicação interna e precisa em sua empresa?
Através dos sistemas de WhatsApp Múltiplos Usuários há como gerir e os serviços de comunicação online e estruturar os mais variados métodos de marketing para seu negócio. Tais ações possibilitam ainda a otimização das atividades de interface interno e externo, um bom direcionamento da produtividade e a redução de custos.
Um grande diferencial desses sistemas que deve ser levado em conta é a automatização de mensagens, o que facilita o acesso do cliente ao departamento correto. Além disso, há como enviar catálogos, listas, tabelas, cadastros, e colher pesquisas de avaliação e satisfação.
A plataforma Evolvy da JustSell disponibiliza tudo isso com qualidade e integração numa única ferramenta. Tais funcionalidades resultam num bate-papo bem sinalizado com o cliente e a aplicabilidade das mais diversas estratégias de marketing via WhatsApp.
É um canal de comunicação disponível 24h por dia, à disposição de qualquer cliente, unificando plataformas e consolidando o processo de atendimento, divulgação e venda de produtos e serviços.
Conclusão
Saber como direcionar o marketing no WhatsApp requer muita atenção, planejamento e disponibilidade por parte do empreendedor e colaboradores. Atentar-se aos programas e plataformas que instigam uma aproximação maior com o cliente e o avanço nas negociações se torna tão necessário quanto o conhecimento dos recursos disponíveis no próprio aplicativo.
Para inúmeras pessoas, o WhatsApp traz comodidade e rapidez. Para o empreendedor, o aplicativo deve gerar uma aproximação com o cliente. E isso se dá através do envio de mensagens, tão necessárias que podem ser definitivas para o fechamento de algum negócio.
Considerar o envio de multimídias, ter uma estratégia multicanal e entregar um bom suporte via WhatsApp, tudo isso pode refletir numa maior proximidade com seu público-alvo. O que vem a seguir é o estímulo das vendas e o aumento da satisfação dos clientes, o que resulta em fidelização.