Fazer propaganda de seguros não é uma tarefa muito simples, mas você chegou ao lugar certo para aprender a como fazer isso da forma mais fácil e simples possível na sua corretora, com algumas das melhores estratégias que utilizamos nos clientes da JustSell para atrair e fidelizar cada vez mais clientes.
Existem diversas estratégias de marketing que você, corretor de seguros ou proprietário de corretora pode aplicar e tudo vai depender dos seus objetivos e do investimento que você tem disponível.
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Mas não se preocupe, você não vai precisar gastar uma fortuna para fazer propaganda da sua corretora. Muito pelo contrário: sugerimos que você comece com o mínimo e vá escalando aos poucos de acordo com os resultados, evitando correr riscos de cometer grandes erros e perder dinheiro.
Separamos aqui as nossas 4 principais estratégias e ferramentas para fazer propaganda de seguros e explicamos detalhadamente como fazer cada uma delas, com exemplos para que possa ilustrar melhor o processo de execução. E no fim, separamos um bônus especial para que você consiga resultados ainda melhores e em menos tempo.
- Inbound Marketing;
- SEO (Search Engine Optimization);
- Links patrocinados;
- Redes Sociais;
- Vendas para empresas;
- Bônus Especial.
Como fazer propaganda de seguros para a sua corretora?
Antes de irmos para a parte prática, você precisa ter em mente que em alguns tipos de propaganda você precisa ir direto ao ponto, já outros tipos de propaganda para corretora de seguros precisam antes de tudo fazer um trabalho de conscientização do cliente antes da oferta.
De acordo com cada tipo de plataforma e ferramenta iremos trabalhar de uma forma diferente, como você vai perceber quando for falar sobre elas.
Mas, em toda mensagem da sua propaganda de seguros, você deve ser o mais claro possível, sem meios termos e sem enganação ao cliente, pois isso pode gerar problemas para você em algum momento do processo.
Nesse contexto, existe uma série de coisas que você precisa se atentar para que saiba fazer a propaganda da sua corretora de seguros da melhor forma possível. São elas:
Defina o seu público-alvo
O primeiro passo e mais importante antes de começar qualquer propaganda de seguros na sua corretora é saber exatamente quem é o público que você quer atingir.
O seu público-alvo vai direcionar você para as melhores plataformas de anúncios, assim como a forma de se comunicar com eles.
Pensa comigo: Se você comercializa um produto que é focado em mulheres, que apenas mulheres consomem, de que adianta você fazer a propaganda da sua corretora de seguros para o público masculino? Até pode ocorrer do marido, por exemplo, contratar para a esposa, mas isso seria a exceção da exceção!
Você iria apenas perder dinheiro!
A mesma coisa seria querer captar um público de altos executivos com anúncios no Facebook: é como procurar um grão de areia no oceano. A melhor ferramenta para atrair esse tipo de público é o LinkedIn!
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Consegue ver aqui que escolher as ferramentas erradas por não desenhar o seu público-alvo pode acabar saindo muito caro? E no fim, você vai acabar culpando as ferramentas de marketing digital por isso, mas o erro foi seu.
Por isso, você precisa estudar o público-alvo. Dessa forma, entenderá como os seus futuros clientes se comportam e irá identificar as suas necessidades.
Conhecer mais sobre o público-alvo da propaganda de seguros que você pretende veicular facilita na formação da mensagem e, assim, o objetivo será atingido com eficiência.
Conheça bem a ferramenta que vai utilizar
Além de conhecer o seu público-alvo, antes de fazer a propaganda da sua corretora de seguros, você precisa conhecer as ferramentas e plataformas que vai utilizar.
Cada veículo de comunicação possui suas características e peculiaridades específicas e você precisa conhecer muito bem os que for utilizar para não perder dinheiro.
Hoje, a internet é o melhor meio para fazer propaganda de seguros e aumentar as vendas de sua corretora.
Se o seu público for o B2B, vale investir em estratégias de inside sales e LinkedIn, já se você trabalha com pessoa física, uma das melhores alternativas é Facebook, Instagram e anúncios do Google ADS.
Aposte na criatividade
Como você já deve conhecer muito bem sobre o seu cliente, a propaganda da sua corretora de seguros deve se encaixar nas necessidades dele e você deve trabalhar com muita criatividade esse passo. É a chave do sucesso!
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Uma campanha de seguros criativa chama mais atenção do cliente, principalmente se ela vem acompanhada de alguma situação marcante do dia a dia que ele se identifique.
Trabalhe com vídeos, imagens chamativas e textos persuasivos, focando sempre na dor e na solução do problema do cliente. Vale a pena perder tempo nessa etapa para melhorar os resultados das suas propagandas de seguros.
Inbound Marketing para Corretores de Seguros
O inbound marketing é uma estratégia de marketing para corretores de seguros que tem como objetivo atrair e converter mais clientes com o uso de conteúdo relevante.
Um exemplo de estratégia de inbound marketing é esse artigo que você está lendo.
Diferente do marketing tradicional, nas estratégias de inbound marketing a corretora de seguros não vai atrás dos clientes, mas explora canais como mecanismos de busca, blogs e redes sociais para ser encontrada pelos clientes, se relacionar e depois converter.
E é exatamente por esse motivo que as corretoras de seguros mais inovadoras do mercado têm usado o inbound marketing agressivamente como uma das principais estratégias de marketing para atrair novos clientes.
O inbound marketing vai ajudar você a:
- Aumentar a visibilidade da sua corretora;
- Diminuir o custo de aquisição de novos clientes;
- Atrair clientes em potencial;
- Gerar conteúdos que fazem diferença na vida das pessoas;
- Otimizar o processo de vendas.
A estratégia do inbound marketing segue uma sequência de etapas que tem como objetivo melhorar a experiência do usuário com a sua corretora. As etapas são: Atrair, converter, Relacionar, Vender e Analisar.
São etapas que se complementam de forma inteligente na propaganda de seguros e vamos explicar em detalhes sobre cada uma delas a seguir:
Atrair
No inbound marketing e em qualquer propaganda para uma corretora de seguros, a lógica é muito simples: um site sem visitas não gera leads. Sem os leads não há vendas e, por consequência, não existe lógica nenhuma de trabalhar com a estratégia.
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Por esse motivo, você deve produzir conteúdo relevante e otimizado para SEO e também utilizar as redes sociais e links patrocinados para te ajudar a atrair mais clientes para o seu funil de vendas.
Converter
A etapa de conversão no inbound marketing é um complemento à etapa anterior: o visitante além de acessar o seu conteúdo, precisa virar lead para poder avançar no processo de compra.
De nada adianta você atrair um grande volume de tráfego para o seu site e não ter nenhuma chamada para ação focada em fazer o seu lead converter.
Relacionar
Outra grande vantagem de implementar o inbound marketing na sua corretora é a possibilidade de se relacionar com o cliente antes e depois da compra.
Quando você para e olha a jornada de compra do seu cliente, consegue ver que existem etapas bem definidas que devem ser respeitadas até o ponto em que uma pessoa está pronta para receber a abordagem do vendedor ou receber uma oferta.
Pensa por exemplo num seguro de automóvel: A pessoa guarda dinheiro, pesquisa sobre as opções de carros no mercado, compra o carro e depois contrata o seguro. Você pode produzir conteúdos desde o início desse processo do cliente, ajudando na tomada de cada uma dessas decisões até chegar o momento de realizar a compra. Tudo isso de forma automatizada.
Vender
Todo o trabalho de inbound marketing, da geração de conteúdo, atração e nutrição de leads tem um único objetivo final: gerar mais oportunidades de negócios para a sua corretora de seguros!
Analisar
Um dos principais diferenciais do Marketing Digital para corretores de seguros é poder avaliar precisamente seus resultados e comprovar o retorno dos seus investimentos com base em fatos.
As possibilidades analíticas do Marketing Digital são responsáveis por realimentar todo o processo do Inbound Marketing e de todas as estratégias que estamos falando aqui.
E lembre-se: é fundamental que você otimize todos os conteúdos do seu site para SEO, conseguindo dessa forma atrair mais e mais clientes para o seu funil de vendas.
Agora eu vou te ensinar sobre SEO e como ele pode ajudar nas suas propagandas de seguros.
SEO (Search Engine Optimization)
O SEO é uma excelente estratégia de propaganda para seguros. Ele é um conjunto de técnicas que visa posicionar uma página nos primeiros resultados de mecanismos de busca online, como o Google e o Bing.
As principais ações que fazem parte de uma estratégia de SEO são: criação de conteúdo, SEO on-page, construção de autoridade e experiência do usuário.
Pra você entender melhor, vou explicar um pouco mais sobre como o Google (e outros buscadores funcionam, ok?
Toda vez que uma página é publicada na internet, o Google e outros buscadores procuram anexá-la de modo que seja encontrada pelas pessoas que procuram por ela.
Mas existem milhares de páginas sendo publicadas todos os dias na internet e muitas delas abordando os mesmos temas, fazendo com que haja bastante concorrência pelas melhores posições.
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Mas e aí, como fazer com que a sua página fique na frente dos seus concorrentes?
É aí que entram as estratégias de SEO para propaganda de seguros da sua corretora! Como o próprio nome já diz, ele é uma otimização para os motores de buscas, formados por um conjunto de técnicas que influenciam os algoritmos dos buscadores a definir o ranking de uma página para determinada palavra-chave que os usuários procuram.
Já imaginou aparecer sem pagar nada toda vez, por exemplo, que um usuário pesquisa “corretor de seguros” na sua cidade? Seria incrível, concorda? E é possível se você tiver paciência e utilizar corretamente todas as técnicas de SEO!
A implementação dessa estratégia no seu site deve seguir dois pontos: o on-page e o off-page.
SEO on-page
O SEO on-page trabalha a parte estrutural do seu site, buscando tornar ele mais relevantes na busca para os usuários e para os robôs de busca.
Ele engloba as configurações de títulos, URLs e descrições, conteúdo, velocidade de carregamento, usabilidade em dispositivos móveis, entre outros.
Ajustar esses pontos, significa ter uma maior chance do Google considerar o seu site como resultado para uma busca realizada e ser uma excelente propaganda de seguros para a sua corretora. Isso no mercado é chamado de “otimização on-page”.
É importante conhecer bem todas essas técnicas, mas mais importante ainda é não colocá-las acima de um bom conteúdo.
A cada atualização de algoritmo, os robôs do Google se tornam mais inteligentes para identificar qual a melhor resposta para a pergunta realizada pelo usuário.
SEO off-page
O SEO off-page é tudo o que é realizado fora do seu site e que impacta diretamente no seu posicionamento.
Geralmente ele é vinculado ao link building, porém existem outros fatores além de links que influenciam o resultado do site da sua corretora, como presença de marca e outros sites falando sobre ela, com citações.
Links patrocinados
Os links patrocinados também são excelentes formas de propaganda de seguros. Elas são os resultados que aparecem no topo da página de resultados do Google quando alguém faz uma pesquisa.
Eles aparecem com um pequeno aviso que diz “anúncio”. Essa é a forma mais comum de usar links patrocinados, mas você também pode investir em outras plataformas como o Bing (menos relevante que o Google, óbvio).
Investir em links patrocinados é uma excelente estratégia, pois através deles você consegue aparecer para os seus clientes no exato momento que estão procurando pelos seus serviços.
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E diferente do SEO, que é uma estratégia de longo prazo, os links patrocinados geram resultados de imediato para sua empresa.
Redes Sociais
As redes sociais surgiram e mudaram totalmente como as pessoas se conectam e interagem entre elas e com empresas.
Por possuírem uma base gigantesca de usuários, elas são fortes aliadas no momento de fazer propaganda de seguros para a sua corretora.
Elas possuem uma base de informação gigantesca dos seus usuários, o que possibilita que você crie anúncios segmentados de acordo com comportamentos e características pessoais dos usuários, como idade, gênero, estado civil, se possui ou não filhos, cargo, entre outros.
Além disso, o investimento é baixo para criar uma campanha focada em vender os seus seguros, gerando um excelente retorno.
Vendas para Empresas
Na venda B2B (uma empresa vendendo para outra empresa) quem compra não é um computador, quem toma a decisão de compra é uma pessoa. Você negocia com uma pessoa, não com uma empresa.
É pensando nisso que sua propaganda de seguros deve ser criada: resolver os problemas daquela pessoa dentro da empresa e consequentemente da empresa.
Uma das melhores ferramentas para trabalhar com propaganda de seguros para empresas é utilizar os anúncios do linkedin. Lá você consegue segmentar as pessoas de acordo com o público que você deseja atingir, por exemplo:
- Cargos dos usuários
- Setores de atuação
- Número de funcionários da empresa
- Filtrar por decisores
- Filtrar por cidade ou região
- Entre diversas outras segmentações
Dessa forma, você consegue criar uma propaganda extremamente efetiva de seguros e direcionar exatamente para o público que você quer atingir.
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Se trabalha com público de transportes, você pode direcionar as suas propagandas de seguros para os decisores de transportadoras e assim por diante.
Agora que você já sabe mais sobre propaganda de seguros, eu quero te entregar um bônus especial. Confira na sequência…
Bônus Especial
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Nós da JustSell somos líderes no mercado de propaganda de seguros, atendendo algumas das maiores empresas do setor.
Aqui, os seus resultados estão em boas mãos!