O mercado gastronômico é um dos que mais cresce em todo o mundo. Por conta disso, a concorrência acaba sendo bastante alta, fazendo com que os empreendedores precisem inovar sempre. E é por isso que neste artigo falaremos sobre Inbound Marketing para Restaurantes.
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Se a sua dúvida é se a estratégia também funciona para o seu negócio, saiba que a resposta é sim. O marketing digital pode ser usado em qualquer segmento, desde que seja bem feito e seja realizado da forma correta.
Aqui você vai ver algumas dicas de como usar a estratégia de Inbound Marketing para Restaurantes, de forma a atrair clientes e converter em vendas. Prossiga acompanhando para saber mais e boa leitura!
Inbound Marketing para Restaurantes – dica 1: tenha um site
As redes sociais são importantes, mas você não deve se basear apenas nelas para atrair seus clientes. O que aconteceria se o Facebook ou o Instagram saíssem do ar amanhã? Você ficaria sem estratégia, não é mesmo?
Por isso, é importante que você tenha todas as informações necessárias que o cliente precisa saber sobre o seu restaurante em um único lugar. Um site funciona como a porta de entrada na internet.
É o meio mais fácil do cliente chegar até sua empresa. No seu site, você pode explicar, de forma simples, do que se trata o seu restaurante, colocar o cardápio online, a localização. E, se possível, depoimentos dos clientes que já visitaram seu ambiente.
Isso permitirá que os clientes se interessem pelo o que você tem a oferecer. Afinal, com o Inbound Marketing, é o cliente que vai até você e não o contrário. Basta apenas que você ofereça uma boa isca para que isso aconteça.
Inbound Marketing para Restaurantes – dica 2: tenha um blog
Assim como o site, o blog também é fundamental para você atrair e converter clientes para o seu restaurante. Porém, não adianta apenas ter um blog se o conteúdo não for relevante e atrativo para o cliente.
Pense bem na hora de escrever o conteúdo do seu blog, pois um bom conteúdo não significa apenas escrever um longo texto. É preferível que o texto seja pequeno, mas tenha qualidade do que o contrário.
Mas, do que falar no seu blog? Você pode dar dicas de gastronomia ou até mesmo falar sobre a comida do seu restaurante. O seu empreendimento é de comida italiana? Que tal dar dicas sobre a Itália?
Seu restaurante tem uma temática? Você pode escrever artigos sobre o tema do seu restaurante para seus clientes. Defina bem a sua persona para que o conteúdo seja relevante para seus clientes. Assim será possível atraí-los e convertê-los.
Inbound Marketing para Restaurantes – dica 3: use as redes sociais
Você pode usar as redes sociais não apenas para divulgar seu restaurante, como também para divulgar o seu blog. É importante que você esteja onde os seus clientes estão, de forma a trabalhar o relacionamento com o seu público de forma estratégica.
No Instagram, você pode postar foto dos seus pratos e bebidas. Porém, cuidado na hora de tirar a foto. A imagem precisa ser de qualidade e atrativa. Isso ajuda no engajamento. Não estamos falando para você fazer fotos em uma câmera profissional.
Estamos dizendo apenas para que você faça fotos que despertem a vontade do cliente de ir até o local conhecer a sua comida. Com uma boa produção, certamente você deixará seu cliente com água na boca.
Inbound Marketing para Restaurantes – dica 4: se relacione com seus clientes
As postagens e dicas são importantes, mas você também precisa monitorar e dar atenção para o que seus clientes falam nas redes sociais. É importante que você sempre responda os comentários que eles fazem nas redes sociais.
Você também pode estreitar esse relacionamento por meio do e-mail marketing. E nada de enviar mensagens robotizadas, hein? Trate o seu cliente da forma como ele merece, mantendo um relacionamento pessoal. Dessa forma você só tem a ganhar.
Espero que você tenha entendido como fazer Inbound Marketing para Restaurantes. Agora é com você. Siga nossas dicas e desejamos sucesso na sua jornada!