Fluxograma de Atendimento ao Cliente: por que criar um para sua empresa?
E se você tivesse em mãos um gráfico que mostrasse todo o processo de evolução durante os contatos com os consumidores de sua empresa? É isso que faz o Fluxograma de Atendimento ao Cliente, uma peça visual que entrega com precisão a atividade desenvolvida durante a comunicação com o lead.
Conheça como esse tipo de fluxograma é distribuído e saiba montar um gráfico adequado à rotina de sua empresa. Tal ação poderá ajudar na experiência de toda sua equipe e principalmente enriquecerá o processo de atendimento ao cliente!
Fluxograma de Atendimento ao Cliente: significado
Todas as etapas realizadas durante as atividades de atendimento ao consumidor precisam estar organizadas. Para estabelecer em qual ordem tais fases devem constar durante o processo de comunicação, cria-se um gráfico, ou seja, uma peça visual que mapeie essa organização. Esse esboço visual recebe o nome de Fluxograma de Atendimento ao Cliente.
Para que serve um Fluxograma de Atendimento ao Cliente?
A representação gráfica de todo o processo de comunicação entre os atendentes e seus leads funciona como um mapa que tem a capacidade de direcionamento sobre quais serão seus próximos passos durante os contatos. Ou seja, padroniza os diálogos resultando em maior agilidade e acertos por parte dos colaboradores.
Quando se estabelece essa ordem através de uma visualização gráfica e ela é seguida, há enorme contribuição para que o atendente ou vendedor saiba o que dizer durante o diálogo com o consumidor em potencial. O cumprimento dessa comunicação tende a ser pleno e o cliente só tem a ganhar com essa estratégia implantada pela empresa.
Aprenda como montar um Fluxograma de Atendimento ao Cliente
Deseja prestar um bom atendimento aos seus leads? Então aprenda agora como idealizar um Fluxograma de Atendimento ao Cliente que seja a cara da sua empresa!
Canais de comunicação
Defina e organize quais são os canais de comunicação em que sua equipe interage com os clientes. WhatsApp, Redes Sociais (Facebook Messenger, Instagram Direct, etc.), Chatbots, ligação telefônica?
Tipos de solicitação
Quais são os tipos de solicitação do cliente? Reclamação, sugestão, pedido…Isso facilitará a comunicação dele com seus colaboradores.
Fluxograma de Atendimento ao Cliente: banco de dados
Não deixe de anotar as informações mais precisas dos clientes. E isso vai além do seu endereço, contato, idade, etc. É preciso saber o que levou a pessoa a procurar sua empresa e como solucionar tal demanda.
Ainda sobre a demanda do cliente…
Defina quais atendentes resolverão determinados tipos de demandas, como sugestões, reclamações, suporte… O nível técnico do atendente e sua especialização sobre o assunto ajudará durante o contato. Isso facilitará a comunicação e diminuirá o tempo do cliente com a empresa.
Acrescente excelência no atendimento
Como se faz? Fornecendo informações sobre estimativa de tempo da comunicação, do prazo para que a questão seja resolvida, e que o repasse ao departamento específico será justamente para resolução da necessidade.
Fluxograma de Atendimento ao Cliente: seja direto
Você sabe o quanto é terrível esse direcionamento de cliente entre departamentos quando há uma quantidade enorme de transferência. O cliente só vai se irritar com sua empresa. Portanto, tenha o assunto claro em mãos e também os dados precisos do consumidor. Sendo assim, fica mais fácil direcioná-lo ao setor específico, inclusive mostrando o comprometimento que a empresa tem com o mesmo.
Pesquisa de satisfação
Crie uma pesquisa de satisfação do cliente e entregue para que a pessoa responda. Contudo, a evolução positiva ou não deve ficar a critério do consumidor. Ele define se deseja responder ou abolir a pesquisa. Atenção: nada de insistência!
Fluxograma de Atendimento ao Cliente: gráfico
Transforme todas as informações em um mapa visual, ou seja, um gráfico que fique de fácil entendimento para os atendentes e vendedores. Por exemplo: é possível mostrar o canal de comunicação do WhatsApp apenas pelo seu símbolo e a pesquisa de satisfação através do desenho de uma prancheta.
Entenda que o fluxograma funciona como um direcionamento dessas etapas, facilitando o andamento no processo de comunicação entre o atendente e o lead.
Conclusão
Mais do que criar um Fluxograma de Atendimento ao Cliente, o interessante é adequá-lo à realidade de sua empresa. Portanto, personalizar tais informações acima citadas se torna imprescindível para o bom andamento da comunicação com o lead.
É preciso também elaborar um espaço para questões não resolvidas. Isso serve para que novas estratégias sejam mapeadas ao ponto de outras necessidades parecidas ou vinculadas serem solucionadas em contatos futuros.
Quando você concentra todas as informações num único lugar, e via gráfico para fácil visualização e entendimento do funcionário, o resultado tende a ser maior aproximação e comprometimento com o cliente.