Como fazer para aumentar as vendas no início do ano, já que as compras tendem a cair naturalmente após as festas?
Para o comércio em geral, o Natal tende a ser o grande foco após os festejos de 12 de outubro. É que conforme os dias vão se adiantando no último trimestre, é natural que os investimentos ganhem proporções mais acentuadas. Afinal, o derradeiro mês de dezembro traz encontros familiares, festejos, viagens, renovação de guarda-roupas, etc.
Devido a tantos movimentos, as lojas físicas ou virtuais se voltam para suas vitrines. Se panetones e enfeites ganham merecido espaço nas prateleiras, os sites se engajam nas promoções, formas de pagamentos, atrativos de descontos e principalmente um ambiente online de divulgação mais chamativo.
Contudo, assim como em outras datas festivas, a euforia de dezembro vai embora. E o mês de janeiro chega com as tradicionais contas anuais a serem quitadas, dentre outros assuntos tão relevantes que colocam os novos compromissos em pauta. Ou seja, as vendas caem gradativamente.
Eis que fica a pergunta: “Como aumentar as vendas no início do ano?” Descubra agora algumas estratégias que farão com que as negociações voltem a crescer gradativamente, resultando num maior faturamento para as empresas!
Aumentar as vendas no início do ano: fidelize os clientes!
A primeira grande estratégia que todo empreendedor deve se atentar é a fidelização dos clientes que compraram em seus estabelecimentos no final do ano. Para que isso aconteça, é preciso que os contatos se estabeleçam na hora da aquisição de algum produto ou serviço. Pode ser o WhatsApp, o telefone usual ou até mesmo um e-mail.
Envie felicitações em relação ao novo ano que se aproxima, mas não deixe de mostrar descontos exclusivos para quem já comprou na loja. Outra estratégia bastante eficiente é o aviso de renovação de estoque ou novas modalidades de serviços, por exemplo, o que entrega ao consumidor produtos com promoções únicas.
Atente-se aos concorrentes
O que eles estão planejando e entregando ao público? Quais são as estratégias disponíveis nas vitrines, nos sites?
Analisar a concorrência é fundamental para novas tomadas de decisão. Isso não significa copiá-la, mas observar as suas ações e tê-las como parâmetro no intuito de utilizar a criatividade da sua equipe de marketing para uma estratégia diferenciada e eficiente.
Aumentar as vendas no início do ano: foque nas redes sociais
Divulgar promoções e descontos nas redes sociais é fundamental para atrair leads. Utilize o caminho orgânico, mas também dê atenção aos anúncios que poderão chegar ao consumidor que você necessita para não diminuir tanto as vendas.
Outro fator importante é não deixar os seguidores sem respostas. Portanto, se houver algum comentário, responda-o. Caso consiga, não deixe para fazer no dia seguinte. Cliente que utiliza a internet gosta de agilidade.
Observe o estoque de produtos
As vendas de final de ano geralmente deixam os estoques um tanto vazios. Nesses casos, torna-se necessário repor alguns itens, e isso vale também para quem presta serviços, já que há produtos complementares que são utilizados durante as sessões com os clientes.
Portanto, divulgue somente o que você tenha em estoque e que possa repor para suprir a necessidade dos consumidores que irão procurar sua loja durante os dias de anúncio das promoções e descontos.
Concentre-se no pós-venda promocional
Realizou algumas vendas logo no início do ano? Que tal se concentrar também nesses clientes, avaliando a possibilidade de promoções e descontos?
Caso não seja possível esses tipos de vouchers, envie mensagens de agradecimento pela compra, desejando um início de ano repleto de realizações.
Aumentar as vendas no início do ano: invista em tecnologia online
Muitas são as pessoas que esperam as festas de fim de ano passar no intuito de buscar promoções e descontos. E esse dinamismo ganha fôlego nas redes sociais.
Investir na integração dos mais diversos canais, como WhatsApp, Telegram, Messenger e Direct pode adiantar um atalho interessante entre sua empresa e os clientes. É o chamado Omnichannel, onde o consumidor opta pela busca e compra via canal de sua preferência e os atendentes respondem via sistema integrado, esclarecendo dúvidas, efetuando vendas, etc. Esse tipo de ferramenta pode ser encontrado via plataforma de multiatendimento, como a Evolvy que entrega outras funcionalidades imprescindíveis para agilizar a comunicação com o cliente.
Deseja saber mais? Acesse: www.evolvy.com.br !
Conclusão
Criar estratégias para aumentar as vendas no início do ano requer atenção especial no cliente. Buscar por promoções e descontos, mas também se atentar às redes sociais é fundamental para o bom andamento das ações.
Além disso, olhar a concorrência e optar por sistemas que agilizem o processo de comunicação com os leads pode resultar em ótima largada, já que tudo isso traz grandes diferenciais na hora do atendimento online.