Ser um vendedor bem-sucedido requer alguns passos e estratégias ousadas. Quer saber como vender serviços para empresas? Então, prossiga com a leitura do artigo!
Além de ser bom de conversa e convencer de que o comprador realmente precisa e quer adquirir o produto que você está ofertando.
Mas, se fazer uma venda para uma pessoa comum já é um ato para poucos, você já se imaginou vendendo para uma empresa em si?
Quando fazemos uma comparação, vender produtos para alguém na rua parece uma brincadeira em relação a vender serviços para empresas como um todo. Muito disso por quê, ou elas podem ser suas revendedoras, ou podem utilizar do serviço internamente.
Qualquer que seja as intenções da mesma, não muda o fato que o processo de venda envolve uma longa negociação.
E, para tal, hoje estaremos apresentando algumas maneiras para que você possa vender serviços para empresas de qualquer porte.
Aproveite a leitura!
Como vender serviços para empresas e qual a razão de não ser tão simples
Leve em consideração que você, além de ter os conhecimentos básicos de venda, pode não conseguir uma de maneira imediata.
Quando falamos de vender em escala corporativa, o trabalho se torna ainda mais difícil. Fazer negociações com corporações é um ato extenso que demanda diversas reuniões, verificações, planilhas e até apresentações dos serviços que a elas serão ofertados.
Não é um simples assinar de papel. Todos os integrantes do alto escalão corporativo devem estar de acordo ao se realizar uma compra, e, caso seja apenas o dono do negócio, o mesmo será ainda mais criterioso em relação ao que está comprando.
Ninguém gosta de sair perdendo, ainda mais quando se trata de produtos e serviços que custam muito mais que alguns trocados.
Por isso, a avaliação que uma empresa faz antes de adquirir qualquer coisa é tão criteriosa, e demanda tanto tempo. É preciso verificar diversas coisas para saber se o que ela irá comprar é viável no orçamento, e como aquilo afetará seus negócios.
Ao se vender algo para uma corporação, tenha em mente que ela fará toda uma varredura sobre você, o que você vende e como aquilo pode ter impactado outros lugares.
Ter um cartão de visitas ou um portfólio pode não ser o suficiente. Ao ir se oferecer um serviço a uma empresa, tenha em mente algumas precauções, como:
Saber mais do cliente
Antes de sair batendo na porta oferecendo o que quer que você venda, lembre-se de pesquisar sobre o possível cliente que você está indo visitar. Saiba sobre quais áreas ele atua e o que é importante para o negócio dele.
Dê ênfase a como seu produto pode agregar ao dele, seja no campo de vendas externas, ou no capo de produção interna. Mostre a ele exatamente o que você oferece, e faça-o vislumbrar como aquilo agrega ao negócio.
Vendas para empresas ainda são vendas para pessoas
Lembre-se que uma empresa nada mais é que uma pessoa jurídica.
Sendo um grupo corporativo ou possuindo um dono único, o que você sempre deve se lembrar é que você está vendendo, e vender consiste em convencer pessoas que seu produto é confiável e de valor.
Faça-os acreditar que a empresa deles precisa de seus serviços e que você é o diferencial que procuravam.
Diferencie-se da concorrência
Pode parecer óbvio está dica, mas não é.
Quando falamos de serviços prestados, a concorrência é acirrada. São muitos outros lugares vendendo o mesmo serviço que você e tentando efetivar suas compras.
Portanto, olhe para o seu diferencial, o que faz o seu produto se destacar e o eleve quando for fazer suas negociações. Defina também propostas únicas de valor, para somar ao produto.
Todo cliente gosta de sentir que ele tem um a mais, e que você oferece este a ele, portanto, crie motivos para que o seu serviço seja melhor que os outros.
Pode parecer o mesmo, mas não é!
Alguns pensariam que vendas para pessoas jurídicas e físicas são, em geral, a mesma coisa. Isso é um grande equívoco.
Vender serviços para empresas é um processo mais demorado que demanda mais passos a serem tomados e analisados. Ser um vendedor corporativo bem-sucedido é um desafio ainda maior dentro do mercado consumidor.
Tenha as ferramentas dispostas à mão, convença, fale com firmeza e apresente sua proposta como se ela fosse a resolução dos problemas. Tenha uma entrada diferenciada e não como mais um qualquer que quer vender um produto.
Você como vendedor de serviços para empresas, quer vender muito mais que só serviços, você deseja vender soluções e é isto que as corporações querem comprar.
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