O ramo da panificação já se estabeleceu como um negócio tradicional no Brasil, atuando tanto apenas localmente, como em larga escala. No entanto, a regra desse ramo é a constante mudança, e isso abre espaço para aprender a como montar uma padaria.
Além disso, a panificação corresponde a 10% dos produtos consumidos no setor de alimentos. Inclusive, esse é um mercado que já movimenta a marca de bilhões em faturamento!
Dessa forma, se você pode suprir as necessidades do mercado, então você pode montar seu negócio. E como montar uma padaria? Prosseguindo com a leitura do artigo!
Como montar uma padaria: Planejamento
Como em qualquer negócio, o primeiro passo a ser tomado é o planejamento. É a partir dele que se estuda o local mais estratégico para instalação, o público-alvo, os produtos a oferecer e a concorrência.
Além disso, é aqui que se define o modelo de negócio e os serviços especiais que podem se encaixar no orçamento. A partir desse ponto, você possui três opções: iniciar a padaria do zero, continuar um negócio existente ou apostar no sistema de franquia.
Por fim, define o modelo de negócio, que pode ser:
- Boutique: público-alvo é a classe A, oferecendo itens importados e produtos de fabricação própria;
- Serviço: serve lanches, refeições rápidas, bar, salgados e outros produtos além de pães e confeitarias. É comum em centros urbanos;
- Conveniência:uma das padarias mais completas, sendo bastante comuns em bairros residenciais;
- “Ponto Quente”: modelo mais comum na Europa, que serve pães e lanches embalados ou mesmo congelados.
Entendidos os principais pontos do negócio, é hora de destrinchá-lo!
Qual é a sua localização?
Começando pelo ponto crucial para sucesso do negócio, a localização é quem define seu público e seu ritmo de atuação. Afinal, uma padaria bairrista costuma ter seu pico em horários específicos da manhã e da tarde.
Já padarias em centros urbanos têm movimentação constante, tendo que suprir o público com pão fresco a qualquer hora. Inclusive, esse é outro ponto a ser abordado: a padaria deve ser localizada numa rua com bom fluxo de carros.
Caso seja um negócio mais local, evite ruas distantes ou perigosas – esteja bem à vista do seu cliente.
Como deve ser o ambiente?
O ambiente deve ser aberto e espaçoso, proporcionando um atendimento ágil e higiênico. Assim, deve haver um espaço para atendimento e outro para pagamento. Além disso, é interessante separar outro espaço para produtos em geral da padaria.
Da mesma forma, a estrutura deve permitir algumas mesas e cadeiras, caso seja uma padaria que sirva lanches.
Qual é o seu público?
Para definir seu público, você deve antes elaborar uma pesquisa de mercado, que registrará características demográficas essenciais. No geral, o cliente de padaria tem idade média de 30 anos, ensino médio completo e recebe próximo de 2 salários-mínimos.
No entanto, há outras características a serem abordadas pela pesquisa: classe social, produtos favoritos, horário de compra na padaria, poder aquisitivo, profissão, etc.
Qual é o seu produto?
Boa variedade de pães é algo a se destacar na padaria, junto de outros produtos diversos, como café, leite e refrigerante. Caso queira ser algo mais completo, é importante oferecer lanches rápidos e prontos para os clientes.
De qualquer forma, vise a variedade alimentícia na montagem de estoque.
Como montar uma padaria: abertura do negócio
Após todos os pontos anteriores, é hora de se voltar para outros três essenciais ao negócio: equipamento, equipe e pendências legais para abertura do negócio!
Equipamento
Os equipamentos variam conforme o porte da padaria e volume de vendas do local. Sendo assim, os mais comuns são:
- Fornos;
- Balcões(e balcões refrigeradores);
- Geladeira;
- Resfriador;
- Fatiadeira;
- Freezers verticais;
- Câmara de crescimento;
- Mesa de preparo;
- Balança;
- Divisora de massa;
- Batedeiras profissionais;
- Armários de fermentação;
- Utensílios(xícaras, taças, copos, talheres, pratos);
- Equipamentos para escritório;
- Etc.
Junto de outros custos para abertura do negócio, o investimento inicial para padaria chega a R$ 70 mil.
Equipe
Numa padaria de pequeno porte, acaba sendo necessário apenas um padeiro, atendente de caixa, confeiteiro e auxiliar de cozinha. No entanto, estes poucos devem ser os mais qualificados para serviço, sendo ágeis e eficientes.
Pendências legais
Por fim, é preciso atenção com as pendências legais, sendo necessário:
- Registro em Junta Comercial;
- CNPJ na Secretaria da Receita Federal;
- Alvará de funcionamento na Prefeitura Municipal e Corpo de Bombeiros;
- Alvará de licença sanitária;
- Enquadramento em Entidade Sindical Patronal;
- Cadastro na Conectividade Social (INSS/FGTS).
Dessa forma, com todas as pendências legais resolvidas, fica mais fácil de entender a como montar uma padaria!