São muitas pessoas que desejam saber como montar uma lanchonete. Isso se deve ao grande apelo e popularidade desse tipo de negócio. Além do mais, o segmento da alimentação é um dos que mais crescem, mesmo durante crises.
Afora isso, é possível conseguir abrir uma lanchonete e conseguir bons rendimentos mesmo com um pequeno capital inicial. Apesar disso, é necessário salientar que montar esse tipo de negócio exige planejamento.
Para fala de maneira mais detalhada sobre esse tema, apresentamos algumas dicas e orientações de como se pode abrir uma lanchonete de sucesso. Acompanhe na leitura e aproveite!
Como montar uma lanchonete: Planejando o negócio
Antes de qualquer coisa, é preciso que se faça um planejamento adequado do negócio, levando em consideração todas as variáveis implicadas.
Passar por essa etapa permite que a tomada de decisão seja feita de maneira mais assertiva, evitando riscos e prejuízos.
Isso porque o planejamento possibilita uma visão sistêmica do negócio, visto que engloba aspectos como o emprego do orçamento em inovação e despesas.
Além do que, é a partir dele que é possível traçar estratégias para alavancar os resultados do empreendimento.
O público-alvo
Um dos aspectos mais importantes para se planejar a abertura de uma lanchonete de maneira inteligente é estabelecer o público visado.
É a partir desse aspecto que se pode elaborar uma imagem para o negócio e pensar um cardápio apropriado.
Mas como definir o público-alvo da lanchonete? Inicialmente, é preciso analisar o perfil socioeconômico das pessoas que circulam pela localidade na qual está a lanchonete.
A depender da localização do negócio, podem-se ter clientes de classes sociais distintas.
O bairro ou localidade define também a idade e, em alguns casos, até o estilo de vida do público.
Só para exemplificar, em uma localidade que tenha algumas academias, o empreendedor pode abrir uma lanchonete com uma proposta mais saudável. Podem ser oferecidos sucos e sanduíches naturais.
Fornecimento de insumos
Uma lanchonete sem os ingredientes necessários ao preparo dos lanches pode colocar em risco o atendimento de seus clientes.
Isso pode ser fatal para a imagem do negócio. Por esse motivo, é muito importante contar com fornecedores confiáveis.
Para negócios de menor porte, é possível ainda fazer compras em varejos atacadistas, os quais oferecem excelentes preços.
Afora isso, é preciso atentar também para a qualidade dos insumos comprados.
O motivo para que se tenha esse cuidado é que a utilização de produtos ruins pode ter impactos negativos sobre a qualidade do lanche.
A estrutura da lanchonete
Para montar esse tipo de negócio o empreendedor deve ainda investir em equipamentos indispensáveis ao preparo dos lanches.
Entre eles, podemos mencionar as sanduicheiras, coifas, fritadeiras, chapas, liquidificadores e estufas.
O negócio deve contar ainda com locais para o armazenamento adequados dos insumos.
Esse é um ponto muito importante, haja vista que os alimentos tendem a estragar com facilidade se não houver uma estocagem adequada.
Dito de outro modo, não atentar para a armazenagem dos insumos pode acarretar em muitos prejuízos para a lanchonete.
Buscando se diferenciar
Uma forma de se diferenciar da concorrência ao montar uma lanchonete é oferecer atrativos, como espaços personalizados e promoções em dias específicos.
Como ações para atrair público, pode-se divulgar a exibição de capítulos de séries famosas ou de jogos de futebol importantes. A estratégia adotada depende o público-alvo visado.
Abrir uma lanchonete de sucesso é possível!
Com essas dicas, podemos dizer que é possível conseguir muitos lucros vendendo lanches. Ressaltamos a importância do planejamento e de uma pesquisa cuidadosa acerca do mercado e da concorrência.
Á vista do que foi dito, concluímos também que aprender a como montar uma lanchonete é simples e está ao alcance de todos.
Você pretende abrir a sua lanchonete? Tem encontrado alguma dificuldade? Compartilhe com a gente!