Para saber como montar uma distribuidora de bebidas é preciso traçar algumas estratégias e entender quais as demandas da região em que será montado o negócio. Mas será que esse tipo de empreendimento é viável?
Sim, ele é não somente viável, como também pode ser muito lucrativo. Para se ter uma ideia, o mercado de bebidas no Brasil cresce cerca de 7% todos os anos. Entretanto, alcançar o sucesso com a distribuição de bebidas envolve muitas variáveis.
Com o intuito de falar mais sobre o assunto, oferecemos dicas de como se pode abrir uma distribuidora de bebidas. Para saber mais, basta prosseguir na leitura!
Como montar uma distribuidora de bebidas: Planejamento
Antes de qualquer coisa, é fundamental que o empreendedor determine como ocorrerá sua atuação nesse mercado.
Para isso, é preciso que ele elabore um plano de negócios adequado ao capital empregado no negócio e a seus objetivos.
Esse plano também é essencial para que se possa ter clareza acerca das estratégias utilizadas para se diferenciar da concorrência.
Ademais, é a partir dele que o empreendedor pode observar com clareza quais as bebidas que deseja comercializar e como pretende entregá-las.
No plano também devem estar dispostas informações acerca do investimento em estrutura e compra de mercadorias.
O público alvo do negócio
Para que se possa definir o tipo de bebidas a ser comercializado é preciso saber para que tipo de empresas esses produtos serão vendidos.
Isso porque estabelecer estrategicamente esse ponto significa atender as demandas ainda não satisfeitas de determinado local.
Ainda que seja possível vender bebidas que atendam a diversos tipos de negócio, o ideal é que se procure oferecer um serviço especializado.
Isso facilita a fidelização dos clientes e facilita o gerenciamento das estratégias de venda das bebidas.
Além disso, é preciso atentar também para o potencial de mercado das bebidas que se pretende vender.
Só para exemplificar, ter uma distribuidora de bebidas com foco em venda de cervejas é um excelente negócio, haja vista o crescimento desse setor.
Pode-se oferecer não somente as marcas mais convencionais, mas também cervejas artesanais.
Escolhendo a localização da distribuidora de bebidas
A localização da distribuidora também é fundamental para o sucesso do negócio.
Ela deve ser escolhida com base na quantidade de empresas que se pretende atender na localidade. Deve-se atentar ainda para o perfil de consumidor da localidade onde está o negócio.
De fato, observar a idade e os hábitos dos moradores de determinado bairro ou região é fundamental para entender as necessidades dos estabelecimentos que os atendem.
Ademais, muitas vezes o bairro é um fator determinante também para a identificação do extrato social de seus moradores.
Por esse motivo, a localização do negócio deve ser pensada levando em consideração os produtos mais consumidos pelo público que frequenta os espaços próximos.
Assim, se os moradores de determinado bairro pertencem a classes sociais mais altas, pode-se optar pela distribuição de produtos com valor agregado mais alto.
Ao contrário, se a distribuidora de bebidas fica em um bairro mais periférico, recomenda-se a comercialização de bebidas mais populares.
A entrega do serviço
Finalmente, é preciso pensar a entrega dos produtos aos clientes visados pelo negócio.
O ideal é que se atente para o modo como isso é feito pela concorrência. Estabelecer rotas de entrega de maneira inteligente também auxilia na economia de combustível.
Investindo em um negócio PROMISSOR!
À vista do que foi dito, podemos afirmar com convicção que abrir esse tipo de empreendimento tende a ser uma excelente oportunidade de negócio.
Isso porque o mercado de bebidas brasileiro é um dos que mais cresce. Contudo, é preciso salientar que saber como montar uma distribuidora de bebidas é fundamental para que se tenha sucesso nesse negócio.
E você, conhece dicas de como se pode ter sucesso na abertura desse tipo de negócio? Comente!