Muitas pessoas tem dúvida em como montar um site de vendas, nesse posts falaremos os principais pontos que você deve considerar antes de criar um web site de vendas. Boa leitura!
Em 2017, o comércio eletrônico brasileiro aumentou em 7,5% o seu faturamento, o que correspondeu a R$ 47 bilhões. Com esse número, não é a toa que pareça tão atraente aprender a montar um site de vendas.
E em 2019, se tornou ainda mais popular fazer as compras pela internet, principalmente pela praticidade e preços mais baixos praticados. Além disso, o número de vendedores aumentou mais por um motivo: é incrivelmente fácil montar seu site.
Como montar um site de vendas: Planejamento!
Como sempre, planejamento é o ponto de partida de qualquer negócio. No geral, não há a preocupação com infraestrutura, local de trabalho, equipe de funcionários, etc, com o planejamento envolvendo basicamente seu modelo de negócios.
Acontece que o primeiro ponto a ser pensado é o tipo de site de vendas que busca montar, assim como quais ferramentas você utilizará. Da mesma forma, é necessário que ocorra a segmentação do público.
No primeiro ponto, você pode utilizar de plataformas gratuitas, embora não seja a opção mais positiva. Acontece que contar com um domínio exclusivo é mais chamativo ao cliente – e só é algo obtido pela hospedagem paga.
Já a segmentação é obtida principalmente por estratégias de marketing digital e pesquisa de tendências de assuntos nos mecanismos de pesquisa.
Qual é o seu segmento de mercado?
A internet é um espaço abrangente para diversos mercados – e tentar abranger mais de um é um tiro no pé. Por isso a segmentação é uma ação tão importante e que deve estar de acordo com três pontos:
- Suas habilidades e talentos;
- Seus desejos e interesses;
- Tendências do mercado.
Em questão de volume financeiro, os mercados mais populares são o de telefonia, eletrônicos, informática, saúde, cosméticos, moda, esportes, livros, assinaturas, etc. No entanto, outras tendências podem surgir.
De qualquer forma, faça uma pesquisa no Google Trends e veja assuntos com maior volume de interesse!
Como montar um site de vendas: Elaboração do site
Após segmentar seu público, você passa para duas etapas essenciais para captação de cliente: plataforma de vendas e design do site. Na plataforma, você deve buscar o suporte básico das necessidades de um site: personalização, segurança, suporte, etc.
Claro que pode apostar em plataformas gratuitas, mas é comum o uso de plataformas pagas, afinal, são mais completas. Além disso, oferecem domínios exclusivos e mais atraentes ao consumidor.
As principais plataformas são:
- Magento;
- Woocommerce;
- Prestashop;
- Shopify;
- Wix Store;
- Tray;
- Drupal;
- Ezcommerce;
- Vtex;
- Etc.
O design do site acaba se envolvendo com a plataforma escolhida, considerando que ela oferece uma boa variedade de templates. No geral, o design deve corresponder à sua identidade visual, enquanto é prático, intuitivo e responsivo.
Da mesma forma, não deve possuir carregamento pesado, pois isso costuma afastar o cliente, que não possui muita paciência. De maneira a evitar isso, busque por um profissional para elaborar seu site.
Como permitir o pagamento virtual?
O pagamento virtual é possibilitado por gateways de pagamento, que são serviços de processamento monetário. No geral, são facilmente instalados por plugins nas plataformas, sem necessidade de ocorrer toda uma programação.
Neles é permitido o pagamento por transferência eletrônica ou pelas mais diversas bandeiras de cartões de crédito, tendo até emissão de boleto. Nisso, os principais expoentes são o PagSeguro e PayPal.
No entanto, há também outros gateways exclusivos das plataformas de e-commerce.
Ter estoque pronto ou trabalhar sob demanda?
Bem, isso depende do tipo de negócio que você está instalando e do volume de pedidos que possui. Caso o volume seja grande, é importante já ter um estoque pronto, mas caso sejam pedidos pontuais, é mais lucrativo atender a demanda.
Como fazer o site ter sucesso? Divulgação!
No modelo tradicional de negócios, divulgação é algo essencial para sucesso do empreendimento. No modelo virtual, isso é ainda mais importante, pois sem divulgar, não há como seu produto alcançar o público.
Nisso, você deve criar tráfego orgânico e pago para seu site. O primeiro envolve otimizar seu site para o público, tornando-o atraente e relevante para os mecanismos de busca, através de SEO.
Inclusive, as técnicas de SEO envolvem a criação de conteúdo relacionado ao seu produto, o que pode requerer um blog. Além disso, você deve ter presença nas redes sociais, promovendo interação com seu público-alvo por postagens relevantes.
Se puder, utilize das vantagens para negócios que o Facebook e o Instagram permitem, pois os dois são bastantes voltados para propaganda. Dessa forma, como montar um site de vendas acaba não envolvendo apenas o site!