É muito importante que o empreendedor saiba como fazer um plano de negócios que seja muito bem elaborado, que conquiste bons resultados para a empresa e que contribua para o crescimento do empreendimento.
A primeira etapa, para garantir o sucesso, é saber como fazer um plano de negócios, atualmente muitos brasileiros buscam por colocar em prática esse sonho, porém não entendem a importância no planejamento.
Devido às rescisões que estão acontecendo no momento atual, as pessoas estão perdendo os seus empregos e descobrindo que o empreendedorismo pode ser uma alternativa para solucionar esse problema.
Entusiasmo e vontade, são características importantes para um empreendedor, entretanto, é preciso saber criar estratégia para que o negócio dê certo e não prejudique a vida de quem estiver investindo.
O plano de negócio, entra em ação para auxiliar os novos empreendedores e para ajudar aqueles que já possuem experiência no setor.
Como fazer um plano de negócios: 3 passos importantes!
Há alguns passos que precisam ser seguidos pelo seu plano de negócio, desta maneira, será proporcionado o sucesso desejado pelo empreendedor e facilitará o dia a dia de uma empresa, independente do seu tamanho ou tempo de experiência.
Tudo sobre o negócio
O empreendedor, logo compreende que o passo inicial, do projeto de como fazer o plano de negócio para a empresa, é detalhar previamente todas as informações sobre a empresa.
Esses dados são:
Sumário Executivo
É nessa parte que deverá ser declarados as seguintes informações: missão da empresa, fonte de recursos, dados dos empreendedores, a área que será inserida a forma jurídica e o capital social.
Dados dos Empreendedores
Informe, nessa parte, todos os dados e experiências dos empreendedores que fazem parte da empresa.
Missão
A missão é o objetivo pelo qual a empresa foi criada e como esse negócio contribui para a sociedade, de forma geral.
É muito importante que uma empresa tenha uma missão e é muito vantajoso, já que ajudará o negócio seguir o seu caminho na sociedade.
Formatação Jurídica
É uma parte burocrática e que possui muita importância, pois nessa etapa será informada e definida em qual categoria a empresa se encontra.
Microempreendedor individual – MEI, empresa individual e responsabilidade individual, sociedade limitada ou empresário individual, essas são as categorias possíveis para uma empresa.
Capital Social
Ao aprender como fazer um plano de negócios, fica claro para o empreendedor a importância de informar a quantidade de dinheiro que o negócio possui, todos os detalhes de infraestrutura e até mesmo o investimento disponível.
Dados básicos da empresa
Também será necessário deixar claro quais são os dados básicos da empresa, como CNPJ, inscrição estadual e municipal e tudo que for julgado necessário.
Análise do mercado que pode influenciar nos resultados da empresa
Pesquisa, informação, estudos e bom senso, são fatos necessários para a preparação dessa segunda parte de um plano de negócio.
É preciso de bastante estudo e análise para a elaboração dessa parte, já que é associada diretamente com os resultados que a empresa pode obter.
Estudar o perfil do público alvo
Conhecer o público alvo é muito importante para um bom plano de negócios e para os resultados que a empresa tanto almeja, sendo assim, será necessário um estudo sobre o perfil dos clientes e de seu comportamento.
Conhecer a concorrência
Saber como a concorrência atua, pode não parecer importante, porém é uma estratégia que resulta em bons frutos.
Entenda quais são as maiores qualidades da concorrência e quais são os defeitos, pois, desta maneira, ficará mais fácil para superar os pontos fortes e saber como agir em relação aos pontos fraco, para não os repetir e sim melhorá-los.
Fornecedores
É muito importante conhecer os fornecedores das matérias primas e equipamentos necessários para o funcionamento da empresa.
Os dados dos fornecedores devem ser mantidos atualizados.
Financeiro
A terceira parte de como fazer um plano de negócios, consiste na ação do empreendedor decidir quais são os parâmetros operacionais e financeiros da empreitada.
O número de funcionários, questões relacionadas a logística e outros, precisam ser apresentados nessa etapa.
Quando for detalhar as questões financeiras, coloque o ponto no qual o negócio irá se equilibrar, detalhe dos custos fixos, prazo para o investimento retornar e fluxo de caixa da empresa.
Empenhe-se!
Além de saber como fazer um plano de negócios, é preciso ter bastante empenho e dedicação para que um negócio conquiste o sucesso almejado pelo empreendedor.
Deixe nos comentários outras dicas para facilitar a elaboração de um plano de negócio e compartilhe esse texto em suas redes sociais!