Você sabe como obter relatórios de atendimento completos pelo WhatsApp, analisando a performance de sua equipe e tendo bons parâmetros para novas estratégias de comunicação com os clientes? Veja como é possível conseguir tais métricas!
O atendimento via WhatsApp tem se tornado rotineiro e lucrativo para as empresas. Isso se dá porque a rede social é bastante funcional, prática e rápida no envio e recebimento de mensagens. E mais: é um dos aplicativos mais baixados em todo o mundo no que se refere à comunicação via internet.
Contudo, algo importante se perde quando um negócio somente emite e obtém mensagens: informações e dados precisos para mensuração de resultados.
Aprenda agora como criar e obter relatórios de atendimento completos pelo WhatsApp, obtendo métricas que possibilitem mudanças de estratégias quando necessário e novas tomadas de decisão!
Relatórios de Atendimento: WhatsApp Business
Desde que foi disponibilizado em 2018, o WhatsApp Business traz relatórios de atendimento, porém, simplificados, para empresas que necessitam saber algumas estatísticas na comunicação com o cliente.
Com a versão comercial, qualquer negócio consegue verificar o número de mensagens enviadas, quantas foram entregues e lidas pelos leads. É possível saber ainda o número de mensagens recebidas. Apenas com esses dados é possível analisar uma estratégia de marketing, se ela alcançou os índices esperados.
Se a sua empresa ainda não migrou para o perfil empresarial, a hora é agora! É só baixar a nova versão do aplicativo e seguir o passo a passo para inserção de dados. Não precisa mudar de número de telefone para essa ação, contudo, ter um contato comercial separado do particular evita uma mistura desnecessária de informações pessoais e empresariais. O WhatsApp vai entregar novas funcionalidades que serão imprescindíveis para a comunicação de seu negócio com os clientes. Aproveite!
Agora, se a empresa tem mais de um atendente nessa interação com o consumidor e possui um fluxo considerável de comunicação diária, optar por plataformas que tragam relatórios mais completos se torna essencial. Veja:
Relatórios de Atendimento: plataformas de multiatendimento
As plataformas de multiatendimento possuem ferramentas que ampliam a capacidade de mensuração de resultados das empresas. Via esse tipo de sistema, é possível obter relatórios completos com vários indicadores que analisam a performance das equipes.
Além disso, outras funcionalidades ajudam na interação com os clientes, trazendo resultados positivos na comunicação e consequentemente via relatório. Um exemplo é a integração de redes sociais à plataforma, como o Facebook Messenger, Instagram Direct, WhatsApp e Telegram. Ou seja, o cliente envia a mensagem através do canal de sua preferência e o atendente responde via sistema. Com isso, os leads têm respostas mais rápidas às suas necessidades, sem que fiquem muito tempo na espera.
É possível enviar mídias diversas que vão além dos textos e mensagens em áudio, como vídeos, arquivos digitais, etc. Com isso, a empresa ganha no tipo de material que poderá ser emitido e o cliente com as informações recebidas.
Mensagens automáticas podem ser elaboradas e permanecerem no ar 24h por dia, 07 dias por semana. Chatbots também agilizam o atendimento, já que o cliente pode interagir com as próprias mensagens e só ser encaminhado para a equipe quando necessário.
A própria comunicação interna se torna mais ágil, sendo no contato entre as próprias equipes ou na transferência de chamadas e etc.
Todas essas funcionalidades entregam maior precisão na comunicação e os relatórios surtem efeitos mais positivos.
A plataforma Evolvy, por exemplo, conta com emissão de relatórios completos com mais de 100 indicadores capazes de avaliar a rotina das equipes. Além disso, via sistema é totalmente possível a criação de campanhas de envio de mensagens, elaboração de etiquetas para organizar e priorizar contatos, tudo isso com conversas e envio de textos ilimitados. Um programa bastante funcional, até porque pode ser acessado do celular, tablet, notebook ou PC.
Conclusão
Criar relatórios de atendimento completos pelo WhatsApp traz às empresas as análises e avaliações necessárias para suas estratégias de marketing e vendas. Novas tomadas de decisão e mudanças nos métodos de comunicação se tornam muito mais fáceis quando se tem em mãos esses tipos de dados.
Caso queira experimentar a plataforma Evolvy, é possível fazer o teste por 07 dias gratuitos. Acesse o site www.evolvy.com.br, faça um cadastro e comece a usar o sistema ainda hoje!