Quando se trata de estratégias de marketing, poucas coisas são mais importantes do que os leads. E com o gigantesco alcance de público dessas redes, a oportunidade de gerar leads é clara. Mas como captar leads no Facebook?
Leads nada mais são do que pessoas que interagem com uma empresa e apresentam alguma forma de contato. No caso das redes sociais, esse contato pode ser feito pelas próprias redes, efetivamente reduzindo os passos para gerar um lead.
Ter boas ideias e entender como funcionam as ferramentas disponíveis das redes pode impulsionar ainda mais a captura de leads. Se focar nos sites de maior alcance, como é o caso do Facebook, ajuda a potencializar ao máximo esse processo.
Como captar leads no Facebook e impulsionar seu negócio
Quando se trata de gerar leads através do Facebook, existem duas maneiras principais. A primeira é através da própria ferramenta de anúncios do site. Ela é paga, mas proporciona o melhor alcance e a maior oportunidade de captação de leads.
Já a outra maneira é utilizando somente a ferramenta de páginas para negócios da rede. É necessário que a página da empresa seja tratada como seu próprio site, com divulgação de produtos e serviços e interação com o público.
Essa opção é grátis, mas seu alcance vai depender da qualidade e do sucesso do conteúdo postado na página. No geral, o trabalho é maior e o retorno menor.
Entender como funciona e como utilizar cada uma dessas ferramentas é importante para decidir qual melhor se adequa ao seu negócio e como tirar o máximo de proveito delas.
Ferramenta paga de anúncios do Facebook
A ferramenta paga de anúncios do Facebook apresenta diversas funcionalidades que permitem otimizar e maximizar o alcance dos anúncios.
O site afirma que a combinação de suas funções pode diminuir o custo da geração de leads em até 61%.
Existem três módulos de geração de anúncios no Facebook. É possível escolher apenas um ou garantir uma maior geração de leads selecionando mais de uma opção. São elas:
• Anúncios para leads
Os anúncios para leads são feitos pensando no propósito de gerar leads. Ao se criar um desses anúncios no site, são oferecidas funções como a escolha do público para o qual a propaganda vai ser mostrada.
Além disso, pode-se escolher entre diversos tipos de anúncios, como de fotos, vídeos ou links, com a aparência final sendo totalmente customizável.
Por fim, apresenta também uma função para análise em detalhes da campanha, permitindo saber se ela cumpriu seu objetivo ou não.
• Anúncios para aplicativos de celular
Nesse tipo de anúncio, são publicados aplicativos que podem ser baixados e instalados em celulares. A própria propaganda já apresenta um botão para download, aumentando, assim, sua efetividade.
Esse serviço traz também todas as funções dos anúncios para leads.
• Anúncios para gerar clicks
A geração de clicks para um site é uma ferramenta poderosa para a geração de leads. Quando se fala em como captar leads no Facebook, essa pode ser uma boa opção.
Ao contrário dos outros dois tipos de anúncios, os feitos para gerar clicks não têm o objetivo direto de gerar leads. Ao invés disso, direcionam um público alvo para uma página, para que possam então interagir com ela e potencialmente se tornarem leads.
Como captar leads no Facebook com uma página grátis
Apesar do baixo preço da ferramenta própria de anúncios do Facebook, ainda é possível optar por somente criar e se dedicar ao conteúdo de uma página e deixar que ela cresça e gere leads organicamente.
O segredo nessa hora é a qualidade e a consistência. Uma página que posta bom conteúdo de maneira regular traz consigo um aumento natural e progressivo de público.
A interação também é importante e garante fidelidade das pessoas, que se sentem engajadas com a página.
A combinação desses três fatores é a chave para o sucesso de uma página sem anúncios pagos.
Quando se pensa em como captar leads no Facebook, elas podem sim ser uma ótima opção.