Quer saber como aumentar as vendas de uma loja utilizando estratégias eficazes? Descubra 10 métodos vencedores com potencial para aumentar o faturamento de qualquer negócio!
Nos dias de hoje, apenas vender deixou de ser a solução. E isso ocorre porque os clientes estão muito mais críticos, o que exige maior relacionamento para retenção. É preciso conhecer o lead, saber suas reais necessidades e ter no produto ou serviço a solução que irá sanar os problemas ou realizar os desejos do consumidor.
Podemos ir além: saber como sua equipe está se portando diante dos contatos rotineiros e ter indicadores precisos sobre essa interação são outros dois bons exemplos capazes de agregar no aumento das vendas e fidelização dos clientes. Que tal iniciar ainda hoje algumas dicas que irão trazer bons resultados para o seu negócio?
Conheça agora 10 estratégias vencedoras capazes de reter clientes e aumentar as vendas em uma loja!
01) Conheça os clientes para aumentar as vendas de uma loja
Vender por vender não entrega mais os resultados de antigamente. É preciso se aproximar mais dos consumidores, saber quais são suas dores. Também é necessário se atentar aos horários livres que ele tem para interagir. Isso se faz com um contato mais personalizado, focado no relacionamento com o lead.
02) Tenha uma comunicação mais humanizada
Contatos muito formais podem afastar os clientes. Humanizar essa interação é fazer do lead o centro das atenções, deixando o produto para um próximo passo. Isso faz com que a pessoa tenha mais confiança no atendimento e na empresa, o que resulta em maiores taxas de conversão e venda.
03) Atente-se ao tempo de ligação e espera
Nenhum cliente gosta de ficar muito tempo interagindo com uma empresa. E mais: deixá-lo na espera pode resultar numa visão negativa sobre o negócio. Portanto, atente-se ao tempo de interação e aguardo que sua empresa vem submetendo os leads durante um contato.
04) Como aumentar as vendas: invista em vendas online
A internet não pode ser apenas uma fonte de divulgação. É preciso entender que hoje a rede traz ferramentas imprescindíveis para que as ofertas alcancem mais pessoas.
Portanto, invista no e-commerce e ofereça canais de comunicação para que os clientes interajam e comprem com você!
05) Entregue conteúdos relevantes para aumentar as vendas de uma loja
Oferecer conteúdos online aos clientes tem surtido ótimos efeitos. Contudo, não basta entregar e-books, dentre outros produtos sem que haja uma boa estratégia de Inbound Marketing. Ou seja, o conteúdo deve ser relevante e direcionado ao cliente conforme a etapa do funil de vendas em que ele se encontra.
06) Anote as soluções que seus produtos ou serviço entregam
Não basta focar no cliente. É preciso conhecer a fundo os produtos e serviços disponíveis na empresa. Isso faz com que o vendedor encontre soluções que possam solucionar as mais diversas necessidades dos clientes. Um notebook com mais memória, por exemplo, pode resolver a rotina de quem lida com muitos arquivos de foto.
07) Opte pelo Omnichannel
Cliente nenhum permanece diante de uma compra online, caso o processo de compra seja complicado, com a necessidade de migrar de um canal de contato para outro. Essa possibilidade de uma boa navegação pode ocorrer quando a empresa opta pelo Omnichannel, ou seja, ter múltiplos canais integrados num só sistema e que reduzem o caminho de compra, facilitando a vida do cliente.
08) Dê sugestão de outros itens para aumentar as vendas de uma loja
As técnicas de upsell e cross sell são muito vantajosas para quem deseja lucrar.
A primeira, a upsell, consiste em ofertar um produto melhor. É possível apontar as vantagens em relação ao item que o cliente deseja no momento, sem que a venda fique chata.
Já a segunda opção, a de cross sell, é oferecer um adendo ao que a pessoa deseja. Por exemplo, se ela vai comprar um notebook, pode-se ofertar um mouse sem fio.
09) Atente-se às tecnologias de atendimento
Você trabalha com um único canal de atendimento? Tem vários números de WhatsApp para atender todos os departamentos? Seus atendentes digitam frases grandes, o que demora na comunicação com o lead?
Chegou a hora de ter uma tecnologia que resolva tais itens e muito mais. Com uma plataforma de multiatendimento, por exemplo, você diminui aquela loucura de tantos números para o cliente anotar, já que com um número somente, seus atendentes podem trabalhar de vários dispositivos e de forma individual.
É possível ainda fazer a interação entre os próprios departamentos, unificar vários canais de atendimento num só (Messenger, Direct, WhatsApp, E-mail e Telegram) e criar mensagens automáticas, facilitando a rotina de seus atendentes.
A Evolvy, por exemplo, é uma plataforma que tem resolvido o processo de comunicação de diversas empresas e está dando 07 dias gratuitos para quem deseja experimentar o sistema. Acesse www.evolvy.com.br e saiba mais!
10) Fidelize a sua clientela para aumentar as vendas
Mais do que correr atrás de novos clientes, fidelizar os que você já tem diminui muito os custos. O fato é que o consumidor conhece sua loja, então fica mais fácil trazê-lo de volta com ofertas, vouchers, promoções, etc.
Conclusão
Saber como aumentar as vendas de uma loja nem sempre é fácil, até porque a rotina acaba dificultando algumas tomadas de decisão.
Colocar as 10 estratégias acima citadas de uma só vez também pode ser complicado. Portanto, analise uma por uma e verifique quais são as mais práticas no momento para inclusão. Até porque todas elas agilizam o processo de comunicação com os leads e têm aumentado bastante o faturamento nas mais diversas empresas.