Você deseja criar estratégias para atrair clientes pelo WhatsApp, porém, não sabe por onde começar? Veja quais são as melhores táticas!
Muitos já sabem que o WhatsApp tem se tornado um instrumento eficaz nas vendas. Contudo, a rede social ainda carrega a cultura do bate-papo informal, conversa entre parentes e amigos.
Essa compreensão tende a atrapalhar um pouco as ações que possam atrair leads. E mais: reter clientes em potencial para que sejam iniciados os mais diversos processos de negociação, com a empresa expondo seus produtos ou serviços no intuito de que tais itens caiam no gosto das pessoas. Ou seja, é preciso partir para um desempenho mais profissional no aplicativo.
Contudo, para que alguns métodos de atração funcionem, torna-se necessário um conhecimento mais amplo sobre o WhatsApp e quais ferramentas ele disponibiliza.
Descubra agora como atrair clientes pelo WhatsApp, tendo como parâmetro as melhores estratégias!
Como atrair clientes pelo WhatsApp: migrando para uma conta comercial
Em 2018 o WhatsApp disponibilizou a possibilidade de ter uma conta comercial no aplicativo. Denominado WhatsApp Business, ele entrega ferramentas que são imprescindíveis para quem deseja maior aproximação com o cliente.
Um desses aparatos é a possibilidade de informar a localização do comércio, ou seja, essencial para quem tem loja física e atua num raio regional, exibindo o bairro, distrito ou município. Com isso, o consumidor terá condições de saber a região onde está instalada a empresa.
Outra ferramenta bastante interessante é a elaboração de mensagens automatizadas. Sabe quando você entra em contato com alguma empresa e segundos depois chega um recado dando as boas-vindas ou apontando outra informação? As mensagens automáticas servem inclusive para direcionar o cliente, exibindo o horário de expediente. Com isso, se a pessoa entrar em contato aos finais de semana ou à noite, por exemplo, ela não ficará sem resposta da empresa.
Há ainda como criar catálogos ou cardápios, apresentando os produtos ou serviços para o consumidor. Isso entrega autoridade, organização e dispõe informações que todo cliente deseja saber.
Para saber mais sobre o WhatsApp Business, acesse nosso artigo Como funciona o WhatsApp Business: entendendo a ferramenta!
Tenha um número comercial para atrair clientes pelo WhatsApp
A ideia do WhatsApp Business é realmente migrar para ações comerciais, deixando de lado qualquer contato pessoal. Afinal, como já mencionamos, a cultura do bate-papo informal não pode invadir o profissional.
Sendo assim, opte por um número comercial e o utilize somente para tais fins. O WhatsApp Business inclusive abre espaço para que um número de telefone fixo possa ser incluído no aplicativo. A inserção, é claro, vai depender da operadora. Contudo, é um passo importante para que o cliente não se sinta falando de maneira informal.
Como atrair clientes pelo WhatsApp: entregue conteúdos digitais
Todo cliente precisa passar pelas etapas do Funil de Vendas para, enfim, ser agraciado com a oferta de algum produto ou serviço. Esteja ele no Topo do Funil, Meio ou Fundo, o importante é que o consumidor em potencial seja alimentado com conteúdos relevantes.
Entregue mídias que se adequem a cada etapa, sem que sua ação assuste ou atrapalhe o processo de negociação. Crie e-books, vídeos informativos, dentre outros produtos digitais que despertem na pessoa a possibilidade de reconhecer suas necessidades, entender que é preciso saná-las e que sua empresa tem essa capacidade. Só então oferte seu produto ou serviço, já que o consumidor em potencial terá a noção de que o item resolverá seu problema.
Elabore listas de transmissão para atrair clientes pelo WhatsApp
Uma das funções do WhatsApp Business é a possibilidade de criar listas de transmissão. Elas são diferentes dos grupos, pois as mensagens chegam de forma individual, já que tais clientes estarão pré-selecionados na lista. Ou seja, nem é preciso selecionar um por um.
Uma dica: antes de incluir uma pessoa na lista de transmissão, o ideal é fazer um primeiro contato com o lead, pedir autorização para envio de mensagens e mídias. Só assim o cliente não se sentirá com a privacidade invadida.
Como atrair clientes pelo WhatsApp: disparo de mensagens
Caso tenha um número grande de atendentes ou clientes, opte por um programa de disparo de mensagens. Com isso, seu número não sofrerá com o problema de bloqueios por parte do aplicativo. Através dele, é possível ainda personalizar as mensagens, enviá-las ilimitadamente e sem acréscimo de cobrança. Dá ainda para importar contatos do Excel, CSV ou TxT.
A JustSell, por exemplo, trabalha com o Multi Mensagens. Saiba mais acessando no site os serviços da empresa, ou então acesse o artigo Programa de Envio de WhatsApp em Massa Ilimitado!
Programa de multiatendimento
Ter vários atendentes se comunicando com os clientes de maneira simultânea é possível com uma plataforma de multiatendimento. A JustSell tem a ferramenta Evolvy, que traz diversas funcionalidades. Uma delas é a capacidade de integrar canais com o WhatsApp, como o Facebook Messenger e o Instagram Direct. Outra funcionalidade é a criação de chatbots, o que agiliza as ações do cliente no aplicativo, sendo ele transferido para um departamento somente quando necessário.
Há ainda como importar conversas sem perder nenhuma informação, agendar dias e horários para retorno de contato com o cliente, enviar mídias (vídeos, textos, áudios, arquivos digitais e etc.), emitir uma avaliação do atendimento para que o cliente responda e o gestor compreenda como anda o processo de comunicação online, e também obter relatórios para mensuração de resultados.
A Evolvy disponibiliza 07 dias gratuitos para teste. E caso a empresa deseja contratar o serviço, terá suporte durante toda a vigência do contrato.
Conclusão
Atrair clientes pelo WhatsApp requer estratégias certeiras para que o mesmo não se sinta com a privacidade invadida.
Sendo assim, ter um único número destinado aos atendimentos e optar pela conta comercial é prioritário para iniciar as ações online.
Além disso, solicitar ao consumidor a permissão para envio de mídias e mensagens, e optar por plataformas que agilizem todo o processo de comunicação se torna necessário para uma boa evolução no atendimento ao cliente, na retenção desses leads e principalmente para o aumento das vendas.