Ainda não sabe como automatizar mensagens através dos chatbots, mas deseja implementar esse sistema em sua empresa, pois reconhece os benefícios que trará ao seu negócio? Descubra como interagir com seus clientes através de textos automáticos, agilizando todo o processo de atendimento e aumentando o faturamento da empresa!
Não é novidade no mercado de atendimento online a interação dos mais variados empreendimentos com seus consumidores feita através de mensagens automáticas. Mas há duas dúvidas que pairam no ar: como esses textos são produzidos e se é muito caro obter um programa que realize esse tipo de comunicação.
A resposta é: criar mensagens automáticas é simples, prática e manter esses plugins instalados é algo que cabe no bolso de qualquer gestor. Portanto, saiba agora como fazer para automatizar mensagens através dos chatbots e quais os caminhos para implementar esse sistema em seu estabelecimento!
Automatizar mensagens através dos Chatbots: como funciona?
Os textos automáticos que recebemos quando entramos em contato com alguma empresa via WhatsApp, por exemplo, são criados por um sistema capaz de viabilizar essa interação. Através de plugins você consegue elaborar textos que ficarão disponíveis para responder à mensagem que o consumidor emite.
É possível programar uma resposta que atenda a um ‘olá’, ‘oi’, ‘bom dia’, ‘boa tarde’, ‘boa noite’, ou seja, quando um cliente escreve uma dessas palavras, o robô imediatamente responde com uma mensagem de saudação, como, por exemplo: “Olá, sou o atendente virtual da empresa X e estou à sua disposição. O que deseja? Atendimento, agendamento ou reclamação? Escreva uma dessas palavras para que eu entenda melhor!”
Automatizar mensagens através dos Chatbots parece algo complicado, mas não é. Há diversas maneiras de interação com os leads e que vão desde a simples saudação. Veja:
Direcione seus clientes
Uma das funcionalidades para quem opta por automatizar mensagens através dos Chatbots é a orientação programada ao cliente. Há como direcioná-lo para uma ação como, por exemplo, agendar um atendimento presencial, saber mais informações sobre determinado produto ou serviço e até a transferência para algum departamento no intuito de falar com um atendente.
Como a maioria das funcionalidades se iniciam e terminam com o chatbot, isso evita que o trabalho manual dos atendentes fiquem focados somente no atendimento online. Ou seja, o chatbot abre espaço para que os funcionários realizem outras ações pendentes e que eles precisam resolver de maneira mais urgente, como a organização dos contatos, arquivos, envio e recebimento de dados, o que traz maiores resultados para a empresa.
Automatizar mensagens através dos Chatbots: crie pesquisas de satisfação
Aquelas pesquisas online que nos são oferecidas logo após um contato via WhatsApp com uma empresa também são possíveis através dos Chatbots. O interessante é que você pode direcionar as perguntas ao consumidor tendo como base um produto ou serviço ofertado, o próprio atendimento que ele acabou de ter ou outras situações que, porventura, sejam necessárias para novas estratégias de marketing ou mudanças nas tomadas de decisão.
As pesquisas de satisfação são ótimas fontes para mensuração de resultados. Ao serem acionadas via Chatbots, entregam enorme agilidade ao cliente, diminuindo seu tempo durante as respostas.
Crie mensagens automatizadas em canais unificados
Uma plataforma de multiatendimento que possui as ferramentas para criação mensagens automatizadas através dos chatbots geralmente disponibiliza outra funcionalidade que é a integração de vários canais de atendimento, como o Facebook Messenger, Instagram Direct, Telegram e o próprio WhatsApp.
Ao optar por essa unificação, as mensagens automatizadas de sua empresa poderão circular entre esses canais sem problemas. O interessante é que o cliente escreve pelo canal de sua preferência, sem a necessidade de migrar para outra rede social no intuito de buscar uma informação automatizada ou mesmo responder uma pesquisa de satisfação.
Conclusão
Automatizar mensagens através dos Chatbots tem solucionado muitas necessidades e não só dos clientes, mas também das empresas que acabam tendo mais tempo para suas estratégias de marketing.
O fato é que, com esse tipo de sistema, agiliza-se o atendimento, cria-se pontes para fidelização e se obtém relatórios (como os das pesquisas de satisfação) que são imprescindíveis para novas tomadas de decisão.
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