Deseja criar uma automação de atendimento online para sua empresa, reduzindo o trabalho manual de toda a equipe? Veja como é possível automatizar diversas mensagens e direcionar os clientes de forma prática e ágil!
A interação online vem crescendo nos últimos tempos, principalmente no que se refere aos atendimentos. O fato é que consumidores e empresas se aproximaram via internet e diversas necessidades são resolvidas por mensagens, deixando de lado o tradicional contato telefônico.
Com a demanda, automatizar esse atendimento se torna imprescindível para uma comunicação mais ágil e precisa. Acontece que muitos negócios ainda não sabem por onde começar.
Descubra agora o que é uma automação de atendimento online, saiba quais são os sistemas capazes de criá-la com o propósito de reduzir o volume de trabalho manual das equipes e, por fim, facilite ainda mais o relacionamento online entre os clientes e a sua empresa!
Automação de atendimento online: como funciona
Sabe quando entramos em contato com uma empresa via WhatsApp e mensagens rápidas chegam como resposta, direcionando nosso atendimento?
Seja na intenção de migrar o cliente para outros tópicos ou mesmo conduzi-lo para falar com algum atendente de determinado departamento, a automação de atendimento online entrega essa agilidade como principal ação na comunicação consumidor e empresa.
Criadas a partir do próprio WhatsApp Business ou via plataforma de multiatendimento, as automações vem facilitando bastante a rotina dos mais diversos negócios, uma vez que o cliente pode ter suas necessidades sanadas através das próprias mensagens automáticas.
O WhatsApp Business oferece a possibilidade de criar mensagens automáticas para saudação, boas-vindas e também para informações fora do expediente. Muitas empresas utilizam a ferramenta para orientar o cliente que entra em contato aos finais de semana ou durante à noite sobre o horário de funcionamento do negócio. Contudo, para automações mais elaboradas, principalmente quando a empresa trabalha com vários atendentes, a solução pode ser apresentada via plataforma de multiatendimento.
Automação de atendimento online: diferenciais das plataformas de multiatendimento
Uma plataforma de multiatendimento é capaz de entregar algumas ferramentas mais elaboradas quando o assunto é automação de atendimento online.
Um modelo bastante conhecido é o Chatbot. Através dele é possível criar mensagens automatizadas que interagem com o cliente desde as boas-vindas até o direcionamento a um departamento, quando necessário. Muitas vezes o próprio Chatbot consegue resolver as necessidades do consumidor, sem que ele seja transferido. Sabe quando entramos em contato via WhatsApp com alguma empresa e as próprias mensagens sugerem, através da digitação de números, o apontamento sobre produtos, setores da empresa, etc? Exemplo: “Digite: 01 para Nossa Loja, 02 para Compra, 03 para Reclamações ou Sugestões, 04 para Ouvidoria, etc.”
Há também como criar indicadores de satisfação. Isso é possível através das pesquisas de atendimento feitas com os clientes no final das conversas. É quando o consumidor tem a possibilidade de, através da digitação de números, dar notas avaliando aquele contato, o produto, etc.
Elaborar mensagens rápidas, utilizando atalhos que agilizem o atendimento na sua totalidade também é um mecanismo bastante simples e prático.
Automação de atendimento online: conheça a Evolvy
A plataforma Evolvy oferece todas as ferramentas aqui citadas. Além disso, ela entrega outras funcionalidades necessárias para uma comunicação ágil e precisa.
Há como enviar mídias diversas (áudio, vídeo, fotografias, arquivos digitais) e ainda ter em mãos um relatório completo com mais de 100 indicadores para análise da performance da equipe. Etiquetas de contato podem ser criadas para organizar conversas, priorizando as mais urgentes. E mais: dá para automatizar e agilizar a própria comunicação interna entre equipes e departamentos, aumentando a eficiência da operação de uma empresa.
Integre o Facebook Messenger, Instagram Direct, WhatsApp e Telegram num só sistema, respeitando a decisão do cliente em continuar a conversa pelo seu canal predileto. Integre também caixas de e-mail à plataforma, além dos formulários do site, com chats interativos.
Conclusão
Optar pela automação de atendimento online é, sem sombra de dúvida, uma decisão bastante acertada para qualquer empresa que trabalhe via internet. Com isso, a comunicação entre os vendedores e/ou atendentes e os clientes se torna muito mais ágil, aproximando o consumidor ainda mais da empresa.
O mais interessante é poder estender alguns tipos de atendimento 24 horas por dia, 07 dias por semana, facilitando ainda mais a resolução das necessidades dos clientes. E com a Evolvy, a empresa tem como testar a plataforma durante uma semana de forma gratuita. Isso possibilita analisar as ferramentas disponíveis e verificar o quanto elas se adequadam à rotina do negócio.