A História do EBANX e como a empresa revolucionou os pagamentos na América Latina

– anúncio –

História do EBANX

– anúncio –

Provavelmente você já comprou algum produto oriundo do site da AliExpress, tenha assinado o serviço digital Spotify (com acesso a milhões de músicas, vídeos e podcast) ou mesmo alugado alguma acomodação via AirBnb para passar suas férias. Contudo, ao fazer o pagamento, nem notou que nessa transação há um pedaço da história do EBANX, respeitada fintech global que assinala em seu DNA a flexibilidade empresarial para as novidades e também o enfrentamento dos mais diversos desafios.

O EBANX nasce da necessidade em diminuir o caminho entre os países da América Latina e os grandes sites espalhados pelo mundo no que se refere aos pagamentos na compra de produtos e/ou serviços. E com ações certeiras, tem se tornado uma das empresas mais cobiçadas do nosso continente. Entretanto, tudo isso se deve aos mais notórios planejamentos organizados por três amigos que vislumbraram a empresa no mercado.

Quer conhecer um pouco mais sobre essa fascinante jornada dos fundadores do EBANX? Venha conosco e descubra como a empresa já ajudou milhões de latino-americanos a acessarem os mais diversos serviços mundiais disponíveis no mercado online!

História do EBANX

A história do EBANX: do projeto ao título de ‘unicórnio’

A ideia dos amigos João Del Valle, Wagner Ruiz e Alphosne Voigt, quando desenharam a estrutura do EBANX, era a resolução de um grande descompasso que existia no acesso de pagamentos dos latino-americanos aos sites globais. Contudo, o projeto teria que sair do papel e para isso os três jovens necessitavam de ação. Começa aí a interessante história do EBANX!

Esse objetivo comum ganhou espaço, mesmo diante de três mentes com pensamentos tão distintos e, até então, focados em assuntos e caminhos tão diferentes. Sendo assim, em 2012 nascia a fintech que, tempos depois, ganharia a atenção não só do Brasil, mas de vários países do mundo.

O primeiro ano de funcionamento do EBANX foi regado a novidades e incertezas. Até que aconteceu o tiro certeiro, quando a empresa passou a ser apoiada pela Endeavor, instituto formado por uma rede de empreendedores que está à frente na seleção de pequenas e médias empresas com grandes potenciais de crescimento.

O suporte aconteceu de maneira inusitada, até porque a Endeavor era quem ia atrás das empresas que ganhariam o aporte. Alphonse entrou em contato com um dos colaboradores e chamou a atenção de todo o time que apoiava empreendedores. O resultado? O EBANX foi levado para o painel internacional de seleção da Endeavor, que aconteceria em Miami. 

Os três jovens, logo que chegaram à Flórida e diante do que viram pelos arredores naquele encontro, quase tiveram seus pensamentos preenchidos pela negatividade. Porém, após receberem a seguinte resposta: ‘Vocês parecem seguidores.’ do presidente do Conselho da Endeavor Global, que dizia que no mercado havia dois tipos de pessoas, os líderes e quem os seguia, os três amigos notaram que, se caminharam até ali, aquele não seria o melhor momento para desistências. Ou seja, o que parecia mais um soco no estômago se transformou no estopim para que ganhassem fôlego e permanecessem na disputa.

João, Wagner e Alphonse não tiveram outra escolha: criaram uma operação de guerra! No jantar conversaram com todos ali presentes e se depararam com a mentora brasileira do instituto, Verônica Serra, que voltou sua atenção para o potencial do EBANX. A votação não poderia ser outra: a fintech foi aprovada!

O EBANX, até então, era a menor empresa apoiada pela Endeavor. Sendo assim, o empreendimento que nascera em 2012 e ganhava, naquele momento, o abraço do instituto, em menos de 10 anos se tornaria o primeiro unicórnio do Sul do Brasil.

Não demorou muito para que a empresa fechasse negócio com grandes clientes fora do país, o que a fez crescer assustadoramente no mercado latino-americano. Se havia incertezas de quem a olhava de fora pra dentro ou vice-versa, essas dúvidas e imprecisões foram se moldando em soluções certeiras que resultaram numa avaliação patrimonial de mais de 01 bilhão de dólares em 2021. Para startups que alcançam esse patamar de ‘bilhão’ em valor de mercado, cunha-se o título de ‘unicórnio’, termo estabelecido em 2013 pela investidora norte-americana Aileen Lee. 

História do EBANX

História do EBANX: na dúvida, cresça!

Em 2014 a empresa contava com mais de 50 funcionários e inúmeros desafios. Contudo, a rotina mais frenética jamais tirou dos amigos o foco da boa conversa, das indagações e busca por respostas.

A própria história do EBANX nos mostra que foi num desses bate-papos, diante de tantas conquistas, mas de horizonte incerto, que Alphonse desejou saber o que viria a seguir na vida deles e da empresa. O amigo João, sempre focado em resultados, jogou uma cartada que se tornaria um mega desafio: “Precisamos crescer 10 vezes!” Uau! Como assim?

É claro que inúmeras hesitações começaram a brotar como resposta. Porém, João, Alphonse e Wagner sempre tiveram algo em comum: para eles, se havia dúvidas, o jeito era crescer apenas.

Em três anos a marca estabelecida foi alcançada. De 50, agora eles chegavam aos 500 ebankers (é como os fundadores denominam os colaboradores que ajudam no crescimento da empresa diariamente). Para João, Alphonse e Wagner, ‘não dá para chegar longe sem valorizar o que está perto’, conforme os dizeres encontrados no próprio site da companhia.

Em 2019 a empresa lançou o EBANX Pagamentos Ltda, ofertando esse tipo de processamento local. Isso abriu espaço para sites do próprio Brasil utilizarem os serviços da startup com maior agilidade e precisão.

E se a empresa tinha seu foco voltado para o segmento B2B, em 2020, com apenas 08 anos de fundação, ela passou a ofertar uma conta de pagamento digital, a EBANX GO no Brasil, tendo à disposição de pessoas físicas cartões virtual e físico. Ou seja, entraram de vez para o universo B2C.

A empresa nos dias de hoje

Mais de 500 sites ativos nas mais diversas partes do mundo se conectam aos serviços do EBANX. O acesso aos produtos e serviços ofertados por esses sites já ultrapassa a marca dos 30 milhões somente no Brasil.

Se lá no início de tudo a ideia dos três amigos era resolver a questão de pagamentos entrelaçando a América Latina com os grandes sites globais, ao completar 10 anos no mercado (o EBANX faz aniversário em Março) a própria operação da empresa já está em 07 países latinos, tendo mais 02 em negociação. Há ainda um escritório em Londres e vários ebankers espalhados de forma estratégica em outras 19 localidades do mundo.

História do EBANX

História do EBANX: uma trajetória que dá filme!

Não só dá como DEU!

A empresa está à frente de um documentário que conta a trajetória de todos esses anos de atividade, tendo como pano de fundo a sua fundação, as conquistas e o momento que apontou o EBANX como a primeira empresa do Sul do Brasil e receber o título de unicórnio.

De nome “The Crazy Blue Ones”, o filme tem toda a sua produção feita por profissionais do audiovisual do EBANX. A ideia é apresentar ao público um dos mais recentes conteúdos criativos e informativos da empresa. O documentário tem como espinha dorsal a demanda do endomarketing, merchants e cliente final. Ou seja, uma estratégia que eleva ainda mais as ofertas da fintech pelo mundo.

Conclusão

A trajetória do EBANX nos instiga a acreditar em nossos potenciais como empreendedores. E remonta a ideia de que, mesmo com pensamentos distintos, é possível construir um negócio de sucesso entre sócios e colaboradores. A base para isso é o foco em comum, planejamento adequado e atenção redobrada às oportunidades. Além disso, não ter medo quando sua empresa for incluída num patamar que não lhe cabe. Lembra do “Vocês parecem seguidores.”? Pois é, eles mostraram o quanto eram líderes!

Se para os fundadores do EBANX, diante de qualquer dúvida surgida o jeito é seguir visando o crescimento da empresa, para nós fica mais essa lição. Ou seja, ter a coragem na hora de empreender nos torna grandes realizadores. 

Gostou? Veja mais conteúdos!