Você deve estar se perguntando “Quais os caminhos para aumentar minha taxa de conversão em vendas?”. Tal indagação ocorre porque a rotina em ter um negócio estagnado tende a não surtir os efeitos desejados, que poderiam ir desde o aumento de espaço e salários, até a contratação de novos colaboradores.
Pois tenho uma ótima notícia! Existe como crescer, inclusive focando em clientes fidelizados. E mais: é possível vislumbrar essa realização através de condutas simples que podem ser encaixadas no dia a dia de um negócio, independente de qual ramo ele atue.
Descubra agora algumas práticas que se tornam fundamentais na rotina de qualquer empresa que deseja aumentar a taxa de conversão em vendas e ampliar o faturamento!
Taxa de conversão em vendas: aprimore os canais de comunicação com os leads para aumentá-la!
A experiência do cliente nos canais que sua empresa disponibiliza deve ser exemplar. Caso contrário, o mesmo poderá migrar para a concorrência e isso impede o aumento da taxa de conversão em vendas.
Portanto, tenha um site ágil e espontâneo, com botões de fácil localização. Abra espaço para integrar formulários na página principal, criando chats interativos que levarão o cliente diretamente ao contato com seus atendentes. Inclua um blog para oferecer conteúdos que tenham a ver com as necessidades e desejos dos leads. Ah, e tenha um site responsivo, onde o cliente possa visualizá-lo em seu notebook, tablet ou celular.
Nas redes sociais, não dê espaço para os excessos em textos e poluição visual das fotos, vídeos e gráficos na área do criativo. E tanto nas redes sociais quanto nos e-mails e no próprio site, procure facilitar o caminho para que o cliente faça sua compra. Ou seja, crie CTAs (Chamadas para Ação) com foco na praticidade, sem muita enrolação.
Alinhe-se ao cliente para aumentar a taxa de conversão em vendas
Conhecer seus clientes é fundamental para que haja aumento da taxa de conversão em vendas, o que resultará em bons números no faturamento da empresa. Ou seja, analise quem são essas pessoas, qual linguagem sua equipe usará para chegar até elas.
Há clientes que gostam de formalidades, outros se sentem atraídos por mensagens mais diretas e casuais. Se você já faz isso em e-mails, amplie para as redes sociais, inclua nos anúncios e mantenha essa linguagem no site e no blog. Alinhar esse tom se torna essencial para que haja uma aproximação maior e adequada aos seus leads.
Alinhar-se ao cliente é também fidelizá-lo, o que diminui os custos da empresa. Portanto, ofereça vouchers, promoções, descontos especiais como isenção de frete!
Dê atenção às técnicas de SEO
Utilizar as técnicas de SEO (Search Engine Optimization) é primordial para que seus conteúdos alcancem o público cativo.
Novamente tocamos na questão do site: tenha páginas responsivas que possam ser visualizadas de quaisquer dispositivos.
No blog, atente-se às palavras-chave, títulos e subtítulos. Crie conteúdos relevantes com mais de 1.000 palavras. Não se esqueça de incluir fotos para ilustração, porém, devidamente creditadas com palavras-chave. E sempre que puder, anexe links internos e externos que possam levar o cliente para outras páginas que complementem o artigo.
Nas redes sociais, utilize as tão conhecidas hashtags. Também não abra mão das palavras-chave. Construa textos curtos e práticos. E caso tenha uma rede social com perfil comercial, crie atalhos para que seus clientes sejam direcionados ao WhatsApp da empresa ou ao próprio site para efetuar as compras.
Saiba divulgar o valor de seus produtos e serviços em todos os canais
É possível que clientes estejam comprando com a concorrência pelo simples fato dos valores sobre itens da sua loja não terem uma proposta objetiva.
Torna-se essencial divulgar as informações sobre preços de maneira clara, auxiliando o cliente no processo de compra. Portanto, coloque os valores num tamanho que o lead compreenda. Exemplifique o número de parcelas. Apresente as formas de pagamento e entregue essas opções no próprio site.
O caminho que o cliente tem, desde quando olha o preço até a compra, precisa estar simplificado. Inclusive deve ser uma das melhores opções entregues durante sua visita no site da empresa.
Por fim, cuide de todos os CTAs para aumentar a taxa de conversão
Como havíamos mencionado anteriormente, mas de forma rápida, você deve convencer o lead através das Chamadas para Ação. Esses botões são criados para que o cliente realize vários desempenhos, que pode ser a compra de um produto e serviço ou mesmo baixar um conteúdo, como os e-books.
O CTA deve ter destaque ao final de um e-mail e também durante todo o percurso de uma landing page. E mais: ele deve sustentar a informação que há nas palavras. Exemplo: “Baixe seu e-book aqui!”. Ou seja, quando o cliente clicar no botão, ele deve ser direcionado para um download do livro digital, e não para outro local. Portanto, verificar os acessos e links antes de divulgá-los para os leads é fundamental.
Conclusão
Para aumentar a taxa de conversão em vendas, além das dicas acima, é preciso que haja um bom fluxo durante os atendimentos. Cliente nenhum gosta de ficar esperando muito tempo durante um contato, por exemplo.
Sendo assim, optar por sistemas que sejam ágeis e tragam as ferramentas necessárias para que seus colaboradores possam praticar determinadas ações se torna fundamental. Uma dica são as plataformas de multiatendimento, como a Evolvy, que integra vários canais de comunicação (Messenger, Direct, Telegram, E-mail e WhatsApp), facilitando o contato com o cliente e diminuindo as filas de espera. Além disso, a plataforma abre espaço para criação de mensagens automáticas, pesquisas de satisfação e relatórios completos com mais de 100 indicadores para métricas.
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