Vender pelo WhatsApp e com isso aumentar o faturamento da sua empresa tem sido difícil? Descubra algumas dicas infalíveis no intuito de mudar esses números para melhor, obtendo muito mais lucros com as negociações via aplicativo!
O WhatsApp tem se tornado uma fonte inesgotável de comunicação. E não é para menos! Dados de 2021 mostram que há cerca de 120 milhões de contas no aplicativo somente no Brasil, fazendo com que nosso país perca apenas para a Índia. Ou seja, alcançamos o ranking de segundo lugar com maior número de usuários em todo o mundo.
Com tantos perfis disponíveis para enviar e receber mensagens, negociar pelo WhatsApp tem sido algo amplamente rentável. Contudo, entender como funciona o aplicativo é o primeiro passo para alcançar êxito.
Veja algumas recomendações para vender pelo WhatsApp e aumentar o faturamento da sua empresa!
Vender pelo WhatsApp: perfil comercial
Se a sua empresa ainda não tem o WhatsApp Business, que é o perfil comercial disponível no aplicativo, chegou o momento de atualizar a rede social. Para baixar é simples: vá até o Play Store, busque por ‘WhatsApp Business’, instale-o no celular da empresa e faça a atualização dos dados.
Com esse perfil empresarial, é possível incluir dados de localização do negócio, além de deixar o próprio layout mais profissional. Nele, há ferramentas que irão aproximar ainda mais sua empresa do cliente, como a criação de catálogos e cardápios.
Elabore mensagens automáticas, como textos de saudação ou informativo de horário para atendimento, caso o cliente entre em contato fora do expediente.
Crie etiquetas para organização de contato, priorizando algumas ligações mais urgentes.
Por fim, obtenha um relatório contendo o número de envio e recebimento de mensagens, incluindo a quantidade de pessoas que leram os textos emitidos.
Utilize a lista de transmissão
O WhatsApp Business tem uma ferramenta bastante específica que precisa ser apresentada separadamente. Trata-se da Lista de Transmissão. Ela funciona de maneira diferente do tão conhecido ‘Grupo’, pois as mensagens enviadas chegam ao destinatário de forma individualizada, como se somente ele tivesse recebido o texto ou áudio.
Com uma única mensagem, você consegue emitir para 256 pessoas de maneira individual, sem aquele velho incômodo de muitas pessoas respondendo e todos tendo acesso.
Vale lembrar que, mesmo estando numa lista individual de transmissão, nenhum cliente gosta de ser incomodado a todo instante com ofertas de produtos.
Vender pelo WhatsApp: envie mídias relevantes
Seja através de textos, áudios, vídeos ou outros arquivos digitais, é importante que o cliente receba conteúdos que sejam relevantes ao que ele necessita. Portanto, elabore produtos digitais que sejam capazes de alcançar o lead sem que haja incômodo.
Um bom exemplo de conteúdos relevantes são os e-books. Tais livros digitais podem sanar dúvidas, direcionar informações e inclusive fazer com que os clientes decidam por comprar seus produtos ou serviços.
Ah, sempre peça autorização para envio de mídias. Faça isso também para adicionar o contato nas listas da empresa. Nenhum cliente gosta de ter sua privacidade invadida.
Ofereça suporte
WhatsApp não é somente lugar para vendas. É possível oferecer suporte ao cliente. Portanto, tenha documentos prontos que possam sanar dúvidas ou resolver pendências.
Lembre-se: nenhum cliente gosta de ficar muito tempo esperando por uma resposta. Sendo assim, quando o contato for para suporte, tente respondê-lo o mais rápido possível.
Vender pelo WhatsApp: organize os contatos
Você já ouviu falar em Funil de Vendas? Então, em qual etapa determinados clientes se encontram?
Caso a pessoa acabe de descobrir seu negócio, o interessante é que ele esteja numa lista capaz de apresentar a empresa, ou mesmo enviar alguns conteúdos relevantes que mostrem a descoberta de uma necessidade, etc.
Agora, se o lead já está no Fundo de Funil, ele deve permanecer numa lista onde as ofertas dos produtos sejam prioridade.
Construa audiência em outras redes sociais
Divulgue o número do WhatsApp da sua empresa em outras mídias, como o Instagram e Facebook. No próprio Instagram, por exemplo, há como criar um atalho que leve o cliente diretamente para o perfil da sua empresa no WhatsApp.
Insira o número na Bio, deixe sempre disponível ao final das postagens. É uma forma bastante eficiente de construir audiência em outras redes sociais, direcionando seu público para o aplicativo.
Vender pelo WhatsApp: plataforma de multiatendimento
Para empresas que possuam mais de um atendente e tenham um bom fluxo diário de interação com os clientes, optar por uma plataforma de multiatendimento pode ser a melhor solução encontrada.
Através desse tipo de sistema, é possível integrar o Facebook, Instagram, Telegram, E-mail e WhatsApp num só canal. Isso permite que o cliente fale da rede social de sua preferência e seus atendentes respondam via plataforma.
Essas plataformas geralmente são compatíveis com diversos dispositivos, sendo utilizadas de um celular, tablet, notebook ou PC. Elas se tornam práticas para atendentes e vendedores que atuam tanto nos departamentos internos das empresas quanto nos modelos híbrido e home office.
Faça agendamentos de contatos com datas e horários para retornar ao cliente, crie mensagens automáticas que ficarão disponíveis 24h por dia, automatize também a comunicação interna facilitando a interação entre os departamentos, e faça ainda campanhas de satisfação com pesquisas de atendimento, dentre outras.
Conclusão
Para aumentar o faturamento na sua empresa e saber como vender pelo WhatsApp é necessário que se tenha algumas estratégias em mãos. Caso seu negócio trabalhe com apenas um atendente e atue de maneira individualizada, optar pelo WhatsApp Business já resolve diversas questões na interação com o cliente.
Agora, se a empresa conta com um número maior de colaboradores no atendimento, o jeito é buscar por um sistema que agilize o processo de comunicação. Uma dica que temos é a plataforma Evolvy, que entrega todas as funcionalidades já citadas aqui e muito mais.
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