Deseja utilizar Chatbots de atendimento e automatizar as mensagens, agilizando o processo de comunicação com os clientes? Entenda como funciona essa ferramenta!
Desde que o WhatsApp foi criado no final dos anos 2000, a interação entre usuários via aplicativo passou a ser uma rotina bastante estudada. Até porque, desde aqueles tempos e até hoje, a comunicação via aplicativo tem se propagado com mensagens bastantes casuais e descontraídas.
Com o surgimento do WhatsApp Business em 2018, empresas dos mais diversos segmentos passaram a interagir com seus clientes. Contudo, a demanda ocasionou um certo desconforto, já que nem sempre era possível responder imediatamente e com propriedade. O próprio aplicativo na versão empresarial trouxe a possibilidade de criar mensagens automatizadas, porém, ainda havia alguns limites que precisavam ser quebrados.
Sendo assim, foram elaboradas plataformas de multiatendimento, com Chatbots interativos que poderiam ir além das mensagens automatizadas disponíveis no WhatsApp Business.
Conheça agora o que são essas ferramentas conhecidas como Chatbots de atendimento e saiba como automatizar as conversas online de uma maneira bastante profissional e interativa, entregando ao cliente o que ele realmente necessita!
Chatbots de atendimento: o que são
O Chatbot de atendimento é uma ferramenta disponível em plataformas de multiatendimento, capaz de entregar à empresa a possibilidade de criação de mensagens automatizadas para diversas ocasiões.
Há como elaborar uma mensagem de saudação e também outra que ficará disponível para quando o cliente entrar em contato com a empresa fora do expediente. Para essa segunda opção, geralmente os negócios incluem data e horário de funcionamento e deixam um recado dizendo que o mais breve possível seus colaboradores responderão à mensagem. Vale lembrar que esses dois tópicos também estão disponíveis no WhatsApp Business, porém, nem sempre só esse tipo de mensagem resolve a rotina de determinada empresa.
Outra funcionalidade do Chatbot (essa geralmente encontrada nas plataformas de multiatendimento) são as mensagens interativas que direcionam o cliente para outro texto com interação ou para a realização de um atendimento com um funcionário. Exemplo: sabe aqueles textos que aparecem logo após a saudação e boas-vindas, e que são capazes de migrar um consumidor para outro tópico desejado ou mesmo um bate-papo com um atendente? Ou seja, quando entramos em contato com uma empresa via WhatsApp, geralmente a resposta vem com aqueles dizeres “Digite 01 para Telefonista, 02 para Suporte Técnico, 03 para Devolução de Mercadoria, 04 para Ouvidoria, 05 para saber mais sobre o produto, etc.”
Pois bem, quando há esse tipo de automatização, a comunicação se torna mais ágil e geralmente o cliente consegue sanar suas dúvidas ou necessidades na própria interação. Sendo assim, ele só é transferido para algum departamento quando necessário. Contudo, isso vai depender de como a empresa criará as mensagens.
É possível ainda fazer pesquisas de avaliação. São aquelas análises em que, logo após a finalização de um contato com a empresa, o cliente avalia o atendimento, produtos e/ou serviços através de suas notas, geralmente de 0 a 5 ou com um ‘sim’ e ‘não’. Esse tipo de mapeamento entrega ao negócio amplos indicadores de satisfação, tão necessários para mensuração de resultados e até novas tomadas de decisão.
Chatbots de atendimento: como automatizar mensagens
Qualquer empresa que necessite interagir com seus clientes elaborando mensagens automatizadas, primeiramente precisa entender quais serão os pontos cruciais dessa interação. Textos de saudação no início do contato ou aqueles para serem lidos pelos clientes após o expediente bastam? Se a resposta for positiva, o próprio WhatsApp Business disponibiliza a ferramenta.
Contudo, se a empresa trabalha com vários atendentes e/ou vendedores e essa interação precisa ser mais ampla, então o ideal é optar por uma plataforma de multiatendimento. A Evolvy, por exemplo, é um sistema que traz um Chatbot bastante completo, com mensagens interativas que agilizam o processo de comunicação e até a possibilidade de elaborar pesquisas de satisfação. Além disso, ela disponibiliza a criação de campanhas com envio de mensagens e disparos de SMS através de integração com provedores. Empresas que têm em sua rotina a emissão de mídias como áudios, vídeos, arquivos digitais, também recebem essa ferramenta no pacote.
Ao optar por um sistema como o da Evolvy instalado, chegou a hora de se reunir com a equipe responsável pela criação dos textos, elaborar quais serão viáveis para interação e iniciar o processo de atualização no sistema. A plataforma é bem fácil de ser manuseada e a empresa ganha 07 dias gratuitos para testá-la e verificar se há uma boa resposta à rotina do negócio. Para saber mais acesse www.evolvy.com.br .
Conclusão
Optar por uma ferramenta com Chatbot de atendimento é essencial para empresas que interagem diariamente com seus clientes via WhatsApp. Essas mensagens automáticas trazem agilidade na comunicação e são capazes de resolver as mais diversas necessidades dos leads.
Além disso, com um Chatbot é possível elaborar avaliação de atendimento no final da conversa, resultando em ótimos indicadores de satisfação.
Analise o que é mais viável para seu negócio e traga para a rotina de seus atendentes mensagens automatizadas. As equipes vão ganhar na agilidade e interação, e seus clientes na resolução de suas necessidades.