Deseja implantar em sua empresa um atendimento online personalizado? Entenda como funciona esse processo e melhore a experiência de seu negócio com os clientes!
Desde que o acesso à internet virou rotina na vida de muitas pessoas, diversas foram as necessidades resolvidas de forma online. E isso se estende também para aquisições de produtos ou serviços. Ou seja, os usuários abriram espaço para as compras virtuais.
Essa interação digital ocorre não só pela facilidade de busca, escolha e formas de pagamento, mas principalmente pela segurança online que tem aumentado a cada ano, resultando em maior conforto na hora de alguma aquisição.
Mas como as empresas têm reagido a esse desembaraço virtual? Muitas optaram pelo atendimento online personalizado, aquele em que o cliente se sente único durante o contato.
Veja agora como funciona esse tipo de atendimento individualizado, melhore a experiência diária com seus clientes e surpreenda-os a cada contato!
Atendimento online personalizado: o que é
Um atendimento online personalizado acontece quando ele é totalmente direcionado a um único cliente, com a inclusão de seu nome logo no início das mensagens, respeitando o canal de comunicação por onde ele fala, evoluindo inclusive para a maneira com que o diálogo é desenvolvido.
Para que essa excelência seja alcançada, conhecer o lead, suas necessidades e a etapa do funil de vendas em que se encontra torna-se fundamental. Além disso, ter uma boa plataforma de atendimento integrada ao sistema operacional da empresa é essencial para que a tecnologia se alie aos departamentos, atendentes e/ou vendedores durante o contato.
Atendimento online personalizado: como funciona
Primeiramente é preciso entender em qual etapa do funil de vendas cada cliente se encontra. Não adianta ofertar um produto se a pessoa sequer reconhece as próprias necessidades que possivelmente irão se alinhar ao item proposto.
A cada contato realizado, por exemplo, entregar uma pesquisa de atendimento ao término da conversa pode indicar quais são as demandas de cada lead, afunilando o envio de mídias ou propostas de vendas mais certeiras e que se adequem a tais necessidades.
Ao integrar todos os canais de atendimento num só lugar (e isso é possível através de uma plataforma de multiatendimento), o cliente não precisará migrar do WhatsApp para o Facebook Messenger, ou do Instagram Direct para o Telegram para continuar a conversa. Sendo assim, ele se sentirá mais à vontade durante o bate-papo, já que está no seu canal predileto. Por outro lado, o atendente e/ou vendedor continuará a conversa com o lead sem problemas, pois estará logado via sistema de atendimento unificado.
Quando os departamentos de uma empresa interagem de forma online, também fica mais fácil personalizar o contato com o cliente. Ou seja, com a comunicação integrada, o repasse de alguns dados importantes entre funcionários ou até de transferência do próprio contato de um setor a outro gera a agilidade necessária para o bom fluxo da conversa. Isso inclusive diminui filas de espera, situação que nenhum usuário gosta.
Várias das ferramentas acima citadas como, por exemplo, a unificação dos diversos canais de atendimento num só sistema, pesquisa de atendimento e interação entre departamentos, as empresas conseguem viabilizar através de uma plataforma de multiatendimento. Esse tipo de mecanismo auxilia principalmente negócios que têm equipes com vários atendentes e, através de um único número de telefone, fazem e recebem contatos diários.
Atendimento online personalizado: plataforma Evolvy
Individualizar o atendimento online é bastante prático quando a empresa opta pela plataforma Evolvy. Além das funcionalidades já citadas aqui (integração de canais de comunicação, mensagens automatizadas para pesquisa de satisfação e interação entre departamentos), o sistema entrega outras ferramentas bastante eficazes nesse contato personalizado com o lead.
É possível enviar mídias diversas, como vídeos, áudios, textos, fotografias, além dos arquivos digitais como e-books, respeitando a etapa do funil de vendas em que se encontra o cliente. Além disso, criar campanhas de envio de mensagens é algo prático e acessível, agilizando e automatizando o contato com o consumidor.
Etiquetas poderão ser criadas, organizando e priorizando as conversas com os clientes. Além disso, mensagens automatizadas poderão ser programadas para atender o consumidor 24 horas por dia, 07 dias por semana. Com isso, nenhuma pessoa que entrar em contato fica no vácuo.
Conclusão
Apresentar um atendimento online totalmente personalizado é possível e tem sido a realidade de diversas empresas. Ao optar por um sistema que entrega tal funcionalidade, o negócio ganha não só com a aproximação que terá com o lead, mas principalmente na agilidade durante o contato.
Caso queira saber mais sobre a Evolvy, é só visitar o site www.evolvy.com.br . Além de da opção em fazer o cadastro, o cliente ganha 07 dias gratuitos para testar a plataforma!