Sua empresa necessita de um Chatbot WhatsApp para interagir com os clientes, mas você não sabe como funciona a ferramenta? Conheça as principais características desse tipo de automatização de mensagens e veja como ter um Chatbot em pleno funcionamento no aplicativo da sua empresa!
A rede social WhatsApp inicialmente foi elaborada para o uso entre pessoas físicas, numa interação mais privada que colocaria seus usuários em plena conexão. Contudo, seu poder de comunicação ágil e preciso caiu no gosto das empresas, o que se firmou com a chegada do WhatsApp Business, conta comercial que expandiu o processo de comunicação entre os mais diversos estabelecimentos e seus clientes.
O perfil comercial das empresas passou a entregar novas possibilidades de aproximação com o consumidor, como criação de cardápios e catálogos e a inclusão da localização do comércio na rede social. Dentre tantos rendimentos, uma ferramenta bastante interessante nessa jogada foi a automatização de mensagens, ou seja, textos capazes de interagir com as pessoas até fora do expediente da empresa. Exemplos como saudação de boas-vindas e recados sobre horário de funcionamento da loja soaram como bastante positivo, já que não deixam o usuário no limbo, sem respostas.
Contudo, muitos estabelecimentos precisaram ir além nessa interação, já que trabalham com diversos atendentes e recebem um número expressivo de clientes todos os dias. Criar chatbots seria a solução. E ela chegou!
Conheça agora como funciona um ChatBot WhatsApp e veja quais opções seriam perfeitas para seu negócio!
Chatbot WhatsApp: o que é
O Chatbot WhatsApp nada mais é do que o envio de mensagens automatizadas capazes de interagir com o cliente, respondendo a maioria de seus questionamentos ou direcionando-o ao departamento específico conforme suas necessidades.
Através de um programa como esse, a empresa consegue criar textos de boas-vindas, informar horário de expediente, porém, é capaz de ir além. As mensagens também direcionam o usuário ao que ele necessita, muitas vezes resolvendo uma pendência sem a necessidade de transferência para um atendente.
Um bom exemplo é quando entramos em contato com um estabelecimento que vende cosméticos e logo nos é enviada a pergunta “O que você busca?” e, em seguida, chegam as seguintes opções: “01) perfumes 02) hidratantes 03) maquiagem 04) atendimento ao cliente”. E, então, uma última mensagem: “Digite o número desejado”.
O Chatbot tem esse poder de interação que instrui e simplifica todo o processo de atendimento ao consumidor. E mais: com ele, qualquer estabelecimento consegue criar pesquisas para avaliação de atendimento. Ou seja, no final de uma conversa pelo WhatsApp, o cliente pode dar sua opinião sobre o bate-papo, fazendo com que a empresa crie indicadores de satisfação.
Chatbot WhatsApp: conta comercial
O WhatsApp Business facilitou a rotina de muitas empresas, principalmente aquelas que necessitavam de maior interação com o cliente.
Via conta comercial é possível criar algumas mensagens automatizadas, funcionando como um Chatbot básico. O estabelecimento pode emitir um primeiro texto de saudação, entregar algum aviso e principalmente interagir com o cliente fora do horário de expediente.
Contudo, para quem necessita de botões personalizados, criando um Chatbot que direcione o usuário até um departamento específico, programas de multiatendimento podem solucionar tais necessidades.
Conheça as funcionalidades da plataforma Evolvy, da JustSell:
Evolvy: plataforma de atendimento para Chatbot WhatsApp
A JustSell, empresa referência em automação de Marketing e geração de leads qualificados, tem em sua cartela de produtos a plataforma Evolvy, um programa capaz de elaborar Chatbots personalizados. Com isso, automatizar e agilizar o atendimento ao cliente se tornou ainda mais prático.
Através desse software, a empresa contratante consegue criar mensagens rápidas, utilizando atalhos na interação com o cliente. Enviar mídias (vídeos, áudios, textos, arquivos digitais) ficou muito mais prático. E olha que bacana: via plataforma, é possível ainda elaborar campanhas de envio de mensagens.
Há como elaborar chatbots direcionando os clientes para cada departamento específico, sem que o sistema trave. Os próprios atendentes conseguem se comunicar, resultando numa gestão integrada das equipes e setores.
Se o estabelecimento contratante possui vários canais de interação com seus clientes (Facebook Messenger, Instagram Direct, Telegram, etc.), há como unificá-los numa única estação de contato, entregando atendimentos individualizados e de acordo com o gosto do cliente.
A JustSell garante ainda suporte durante toda a vigência do contrato e dá 07 dias gratuitos para que qualquer empresa experimente a plataforma e verifique se o programa atende às suas necessidades.
Conclusão
Um Chatbot WhatsApp é capaz de automatizar as mais diversas mensagens, principalmente aquelas que dependem de plena personalização com a cara da empresa.
Ágeis, práticos e diretos, os textos elaborados podem ir além de direcionar um consumidor ao departamento desejado. Sua funcionalidade entrega a possibilidade da pessoa resolver pendências e inclusive opinar sobre o atendimento obtido.
Se seu negócio depende de habilidade na hora do cliente interagir no WhatsApp, talvez um programa de multiatendimento seja imprescindível para aproximar ainda mais a sua marca dos consumidores.