Atualmente a sua empresa conta com alguma Ferramenta de Atendimento ao Cliente, além dos tradicionais meios de comunicação via telefone?
Melhorar a experiência com o lead tem sido um dos pontos cruciais para quem deseja alavancar as vendas. E isso se dá através de estratégias de marketing e o uso de softwares que evidenciem as soluções entregues pela tecnologia atual.
Descubra o que é uma Ferramenta de Atendimento ao Cliente e sua utilidade geral na comunicação entre empresa e consumidor. Conheça ainda quais são as 05 melhores opções de softwares disponíveis no mercado para que sua equipe se engaje ainda mais no comprometimento com seus clientes!
Ferramenta de Atendimento ao Cliente: o que é
Quando determinada empresa tem a intenção de melhorar a sua experiência com o lead, maneiras de viabilizar essa aproximação são pensadas. Sendo assim, há no mercado softwares capazes de otimizar esse fluxo, além de estreitar o trabalho interno que há entre os departamentos. Ou seja, uma Ferramenta de Atendimento ao Cliente nada mais é do que um tipo de sistema operacional que funciona como acessório para alavancar esse relacionamento com o consumidor.
Através desses softwares, é possível ampliar os canais de contato com os clientes e até integrar os dados colhidos entre os setores de uma empresa. Além disso, dá para automatizar diversas ações e criar relatórios, dentre outros desempenhos que tenham como finalidade um contato mais amplo com o lead. A assertividade passa a ser rotina e todos ganham com isso. Ou seja, é algo imprescindível nos dias de hoje para quem viabiliza todo um processo de comunicação entre seus funcionários e os consumidores.
Saiba agora quais são as 05 opções de Ferramenta de Atendimento ao Cliente mais utilizadas no mercado e capazes de gerar bons resultados para seu negócio!
CRM (Customer Relationship Management)
Quem nunca ouviu pelo menos falar desse software que tem como finalidade centralizar toda a logística de relacionamento que há entre a empresa e o lead?
Através do CRM é possível importar dados do consumidor, originando um amplo cadastro, unir canais de venda, selecionar conversas e até programar as mais diversas postagens em redes sociais.
A ferramenta é exemplar, inclusive no envio de e-mails, já que se torna efetiva a elaboração desse fluxo no disparo de mensagens. Os canais de comunicação também podem ser integrados, resultando em maior agilidade durante o diálogo com o consumidor.
Quer saber mais sobre o CRM? Acesse o artigo 10 vantagens de integrar um CRM na sua estratégia de marketing!
Ferramenta de Atendimento ao Cliente: BI (Business Intelligence)
O software tem a capacidade de coletar dados, além de analisar as mais diversas informações. Com isso, é possível separar as referências, permitindo filtrar as bases. Sendo assim, ao dialogar com o cliente, o atendente tem como acessar o que é mais relevante para a evolução da negociação.
Note que o resultado desse estreitamento de dados é a otimização nas tomadas de decisões, tendo como foco a assertividade. Portanto, o objetivo principal do BI é juntar todas as informações possíveis e estreitá-las. Diante dessa estratégia, há como se obter um único direcionamento, o que assegura uma boa personalização do contato.
Conheça mais sobre a ferramenta no artigo O que é BI (Business Intteligence) e como utilizá-lo na sua empresa?
Ferramenta de Atendimento ao Cliente: Chatbots
O Chatbot é um tipo de Ferramenta de Atendimento ao Cliente que tem como função principal a automatização de mensagens. Ou seja, ao invés do consumidor ser atendido primeiramente por um atendente, quem lhe envia as primeiras frases é o chatbot, uma inteligência artificial.
Conforme o cliente manda um texto ou áudio, ele é analisado e uma resposta adequada àquela situação é respondida pelo chatbot. A transferência do consumidor para um atendente só é efetuada quando a inteligência artificial não encontra uma mensagem precisa que irá sanar o questionamento da pessoa.
SAC (Serviço de Atendimento ao Cliente)
Bastante comum nas empresas, o Serviço de Atendimento ao Cliente (SAC) tem uma ampla funcionalidade que vai além de sanar dúvidas, reclamações ou colher informações do consumidor.
Através do SAC dá para integrar canais de comunicação e ter um bom sistema de segurança dos dados do cliente. Seu sistema inclusive é compatível com diversos dispositivos, entregando ao atendente a possibilidade de acesso via computador e até celular.
Há como criar diversas estratégias no atendimento através do SAC, e que possam evoluir inclusive para a melhora do produto ou serviço em questão. Isso vai da estratégia elaborada pela empresa.
Ferramenta de Atendimento ao Cliente: Armazenamento em Nuvem
Apesar de a ferramenta não estar diretamente engajada durante a conversa entre o atendente e o consumidor, o armazenamento em nuvem tem a capacidade de reter e compartilhar os dados entre os departamentos, facilitando as ações do profissional ao falar com o lead.
A tecnologia evita aquelas anotações individualizadas, e que depois precisam ser repassadas para cada setor e que, caso contrário, ficam perdidas. Ou seja, o espaço virtual serve para disponibilizar as principais informações dos leads, tão necessárias durante os contatos. Há como armazenar dados, documentos, dentre outros materiais que possam ser acessados de qualquer dispositivo ou de muitos lugares do mundo.
Conclusão
Conhecer as 05 melhores opções no que se refere à Ferramenta de Atendimento ao Cliente possibilita ao empreendedor maior disponibilidade de tecnologia entregue aos seus colaboradores, o que resulta em agilidade na comunicação com o consumidor.
Se o comportamento do público mudou e a cultura da internet requer facilidade no acesso às informações, tais softwares conseguem não só conceder praticidade no atendimento, mas personalização do contato. Isso gera maior retenção de lead e conversão em vendas!