Saber como montar uma farmácia é o primeiro passo para que se possa entrar em um segmento promissor. De fato, estamos falando de um mercado que cresce em média 10% ao ano no Brasil.
No entanto, o que é preciso para que se possa entrar nesse negócio e conseguir sucesso nele? Antes de qualquer coisa, é preciso planejamento e conhecimento acerca das peculiaridades desse mercado.
Com o intuito de falar mais sobre esse assunto, explicamos como é possível montar uma drogaria de sucesso. Apontamos as principais variáveis que determinam o êxito do empreendedor nesse segmento. Confira!
Como montar uma farmácia: Investimento inicial
Antes de qualquer coisa, é preciso ter em vista o valor do capital a ser empregado na abertura e manutenção do negócio.
Devem ser avaliados os custos envolvidos na compra dos estoques, no pagamento das despesas fixas e na reforma do ponto.
É necessário ainda investir em equipamentos como ar-condicionado, balanças e computadores para os terminais de atendimento no balcão e nos caixas.
Ademais, há o emprego de mobiliário adequado à guarda dos medicamentos e demais produtos.
Em linhas gerais, podemos dizer que o investimento na abertura de uma farmácia costuma ser alto.
Analisando a concorrência
Para que se tenha sucesso nesse segmento é preciso também que se observe a quantidade e a qualidade da concorrência no local escolhido para a abertura do negócio.
Nesse sentido, deve-se analisar se o atendimento das demandas do público de determinada região estão ou não sendo atendidas.
É desse modo que se torna possível identificar lacunas no mercado, o que possibilita pensar maneiras de se diferenciar da concorrência.
Ao contrário, oferecer serviços e produtos que são disponibilizados pode tornar o negócio inviável. Na melhor das hipóteses, permite apenas que se alcancem resultados irrelevantes.
Optando por um modelo de farmácia
O empreendedor deve ainda optar por um modelo de drogaria, com base nas demandas identificadas ou no capital disponível.
Só para exemplificar, é possível optar pela abertura de farmácias populares ou pelos chamados modelos tradicionais.
No primeiro caso, o principal diferencial oferecido é o preço dos produtos disponibilizados.
Quanto aos medicamentos oferecidos, as farmácias populares podem vender diversos tipos, ainda que o foco recaia sobre os remédios genéricos.
Já as drogarias tradicionais oferecem como diferenciais serviços personalizados e produtos de maior qualidade e valor agregado alto.
Entre os serviços oferecidos, podemos mencionar o de delivery e a aferição de pressão.
Definindo o público-alvo
Para que se possa escolher entre a abertura de uma drogaria popular ou de uma tradicional é preciso ter em mente o público-alvo do negócio.
De fato, cada um desses modelos atende a demandas específicas. Sendo assim, o que convém a um público pode afastar outro.
Se o foco é atender pessoas de extratos sociais mais baixos, o ideal é que se invista em estratégias que visem baixar preços e tornar os medicamentos mais acessíveis.
Ao contrário, empreendimentos voltados para públicos mais exigentes devem atentar para o oferecimento de serviços que surpreendam as expectativas dos clientes.
A melhor localização para uma farmácia
No entanto, pensar o público-alvo sem atentar para o local em que se deve instalar a farmácia é um erro que pode ser fatal para o negócio.
Por isso, é necessário que se atente para o perfil das pessoas que costumam transitar ou morar próximas ao negócio.
Farmácias: Planejamento para obter lucros certos
Desse modo, podemos concluir que esse negócio pode render bons lucros, haja vista o potencial do mercado de medicamentos no Brasil.
Contudo, é necessário que o empreendedor saiba como montar uma farmácia, realizando um bom planejamento a fim de prever variáveis prejudiciais ao negócio.
E você, pensa em montar uma farmácia? Conhece mais dicas de como se pode fazer isso? Compartilhe com a gente!