São inúmeras as possibilidades para quem deseja saber como montar um restaurante. De fato, esse tipo de empreendimento é um dos mais versáteis, tanto no que diz respeito aos produtos, quanto aos serviços oferecidos.
Por isso, o empreendedor deve atentar para o formato de restaurante mais adequado ao capital disponível para o investimento e à demanda local. Só para exemplificar, é possível abrir um restaurante com um pequeno investimento ou aplicando quantias maiores a depender do nicho.
Para falar mais sobre esse assunto, oferecemos algumas ideias para se começar um restaurante e lucrar muito com ele. Para saber mais, basta prosseguir na leitura!
Como montar um restaurante: Optando por uma franquia!
Para quem deseja abrir um restaurante sem ter uma ideia de marca ou uma imagem própria para o negócio é começar com uma franquia.
Atualmente é possível optar por dezenas de franquias de restaurantes, dos mais variados tipos.
Só para exemplificar, pode-se contratar franquias de pizzarias ou aquelas especializadas em comida oriental.
Iniciando com um serviço delivery
Uma maneira inteligente de começar um restaurante sem muito capital inicial disponível é oferecer um serviço de delivery de pratos.
Dessa forma, pode-se economizar com mão de obra e despesas fixas, como o aluguel.
O empreendedor iniciante pode iniciar seu negócio em sua própria cozinha e ir ampliando o negócio aos poucos.
Escolhendo uma modalidade
Para que se possa montar um restaurante é necessário que se faça uma escolha da modalidade de atendimento que será empregada no negócio.
Além do já mencionado serviço de entregas, é possível abrir um restaurante self service, a La carte ou um fast food.
Para que se possa definir esse ponto, é recomendável que se tenha em vista o público a ser atendido pelo negócio.
Analisando concorrência
Uma forma de se diferenciar com um restaurante é atentando para os serviços já oferecidos pela concorrência.
O ideal é que sejam oferecidos produtos e serviços ainda não comercializados pelos restaurantes concorrentes.
Dessa forma, evita-se a disputa por clientes e pode-se aproveitar um mercado ainda pouco explorado.
A grande variedade de tipos de restaurante permite que se fuja ao clichê. Dito de outro modo, quanto mais personalizado for o serviço oferecido, menor será a concorrência.
Público alvo e local
A partir do local escolhido para o restaurante, é possível saber qual pode ser o público-alvo do negócio.
Só para exemplificar, em um bairro com muitas universidades, pode-se abrir um restaurante que ofereça pratos para um público mais jovem, como fast food.
É importante salientar ainda que a localização do negócio também é decisiva para pensar o perfil socioeconômico do público-alvo.
Atentando para os fornecedores e o estoque
A falta de insumos e demais produtos pode por em xeque o funcionamento do negócio.
Por esse mesmo motivo, é fundamental contar com fornecedores confiáveis, que entreguem produtos de qualidade com pontualidade.
Além do que, é fundamental pesquisar por melhores preços e condições de pagamento, nunca esquecendo a qualidade dos produtos.
Quanto aos estoques, é preciso atentar para a quantidade comprada. O ideal é que não se compre uma quantidade muito elevada de produtos, haja vista que alimentos costumam ter um prazo de validade reduzido.
Investindo em Marketing
O empreendedor pode se valer de estratégias convencionais para divulgação do negócio, como panfletagem e a contratação de carros de som.
É possível também se utilizar de redes sociais e serviços de anúncios na web, aplicando ferramentas de segmentação de público por geolocalização.
Restaurantes: Uma oportunidade de negócios rentável
Assim, podemos concluir que abrir um esse tipo de negócio pode trazer muitos lucros. Para isso, basta que se ofereça um serviço diferenciado e que as estratégias sejam devidamente pensadas.
Em outras palavras, é preciso saber como montar um restaurante de modo a prever as variáveis que possibilitam o sucesso nesse tipo de negócio.
E você, conhece alguma outra dica de como se pode montar um restaurante de sucesso? Comente!