Como montar um negócio lucrativo com pouco dinheiro? Bem, parece uma missão difícil de cara, mas não é impossível. Segundo pesquisa, 36 a cada 100 brasileiros adultos empreendem.
E dos que não empreendem, 84% pensam em empreender e 59% imagina-se abrindo seu próprio negócio. Claro que outra pesquisa em 2016 demonstrou que apenas 23,4% dos negócios sobrevivem após dois anos.
No entanto, qual é a principal causa na maioria desses casos? Falta de planejamento. Por isso, prossiga com a leitura do artigo e veja como montar um negócio lucrativo com pouco dinheiro!
Como montar um negócio lucrativo com pouco dinheiro: a base do negócio
Qualquer brasileiro sabe que abrir um negócio pode ser um processo custoso e burocrático no Brasil. Dessa forma, foram pensadas formas de suavizar a abertura, diminuindo seu custo inicial e de manutenção.
As principais formas são o Microempreendedor Individual (MEI) e o Home Office. O primeiro conta com custo de abertura zero e pagamento de tributação de R$ 53,70/mês, no máximo.
Claro que para entrar nessa categoria, o empreendedor precisa preencher os pré-requisitos desse regime tributário:
- Faturamento máximo de R$ 81 mil/ano;
- Não ter sociedade, titularidade ou administrar outra empresa;
- Folha de pagamento com apenas 1 empregado;
- Exercer apenas atividades econômicas relacionadas ao MEI, como definido na Resolução CGSN 140/18 (fotógrafo, montador de móveis, sorveteiro, instrutor de idiomas, etc).
Já o trabalho Home Office corta ainda mais os custos, pois elimina o aluguel, considerando que o trabalho ocorre em casa. Além disso, a estrutura montada em casa varia conforme o trabalho desenvolvido.
Por exemplo, venda de roupas necessita de um bom espaço para montar o vestuário disponível, enquanto serviço online pede apenas por um escritório pequeno. No entanto, depende apenas do porte que você definiu.
Principais tipos de negócio para abrir com pouco dinheiro
Seja no modelo MEI ou no Home Office, há certos tipos de negócio comuns no Brasil, que requerem baixo investimento para surgirem. Os principais são:
- Venda de produtos próprios;
- Revenda;
- Serviços em domicílio;
- Consertos;
- Consultoria e assessoria;
- &Franquia;
- Etc.
Definindo o negócio
Tendo noção dos modelos de negócio de baixo custo mais comuns no Brasil, você deve começar a definir qual se encaixa mais no seu perfil. Para isso, precisa avaliar quatro pontos essenciais: habilidades e talentos, desejos próprios e os do mercado.
Os dois primeiros se referem a sua habilidade com certos tipos de negócio, como ser um bom pintor ou fotógrafo, por exemplo. Aqui não é só ter capacidade de trabalhar com o assunto, é também possuir talento nele, algo que lhe garanta um diferencial.
E esse diferencial ter encaixe com os seus desejos próprios lhe permite uma motivação extra para manter o negócio. Da mesma forma, seus desejos devem se correlacionar com a necessidade do mercado que busca suprir.
Assim, é importante que você esteja constantemente antenado com as tendências do mercado.
Principais tendências do mercado em 2019
- Setor de esportes (seja praticando ou dando aulas);
- Trabalhar com aplicativos;
- Hospedagem de animais;
- Setor estético (salão de beleza e barbearia, por exemplo);
- Aulas particulares e/ou cursos online;
- Conserto de eletrônicos e serviços de informática;
- Marketing digital;
- Etc.
Valide sua ideia
Tendo definido o negócio que quer trabalhar, você precisa avaliar o nível de buscas e retorno do público. Isso pode ser feito através de pesquisas online (o quão popular é sua ideia nos mecanismos de busca) e/ou através de outros empreendedores.
Assim, você tem uma noção completa de qual é o volume de buscas atual da sua ideia. Além disso, adquire uma base para montar seu plano de negócio!
Quantifique o investimento inicial
Se sua ideia tem boa resposta do público, é importante você definir o montante necessário para abertura do negócio. Esse valor deve cobrir todas as despesas com implementação do negócio, enquanto permite um capital inicial e de giro.
Além disso, caso queira formalizar o negócio (sendo MEI), você deve prestar atenção no custo com pendências e documentação. Por exemplo, o cálculo de tributação deve estar incluso nas contas.
Defina seu público-alvo
Após ter uma resposta do público quanto a sua ideia, é hora de definir quem será seu principal alvo na elaboração de estratégias de atração. É importante que tome como base os seus primeiros clientes e entenda o que eles querem agora e o que buscam depois.
De forma a ajudar nesse entendimento, trabalhe com personas, que são figuras semifictícias de seus clientes, com características específicas do público geral. Entender isso é parte de como montar um negócio lucrativo com pouco dinheiro!