Ainda que o LinkedIn seja uma rede social bastante utilizada no Brasil, poucos sabem como funciona o LinkedIn para negócios. Isso porque essa plataforma é conhecida apenas como uma forma de se criar um networking e buscar oportunidades de empregos.
Contudo, esse site mudou muito desde que surgiu em 2002. Recentemente, a plataforma passou a permitir a criação de uma conta para empresas, mediante a qual se pode postar conteúdo relevante e estabelecer relacionamentos.
Para falar mais sobre esse assunto, apresentamos as principais funcionalidades do LinkedIn para negócios e explicamos como ele funciona. Confira!
COMO FUNCIONA O LINKEDIN PARA NEGÓCIOS: ABRINDO E GERINDO UMA CONTA
Antes de qualquer coisa, é necessário que se faça uma conta pessoal para que se tenha uma company page. Trata-se de um procedimento parecido com a funcionalidade disponibilizada pelo Facebook.
É importante salientar que criar uma conta para empresas dá mais credibilidade para a marca e passa uma imagem de profissionalismo.
Depois de criado o perfil do negócio, é preciso elaborar o conteúdo da página em questão.
Inicialmente, acreditamos ser essencial buscar personalizar o perfil de modo a passar a imagem do negócio àqueles que visitam a página.
Para isso, é preciso que sejam utilizados fotos e vídeos que correspondam às preocupações e dores da audiência visada pela empresa.
Ademais, é fundamental que se produza e poste com constância conteúdos relevantes e bem desenvolvidos dentro da área de atuação do negócio.
Só para exemplificar, pode-se falar de investimentos em inovação e tecnologia ou mesmo de novidades no nicho ou segmento de atuação da marca.
Outra forma de se utilizar de maneira adequada uma company page é construir o networking com colaboradores, parceiros e empresas concorrentes.
É possível ainda participar de grupos formados com o intuito de discutir determinados assuntos ou publicar artigos mais aprofundados com o LinkedIn Pulse.
UTILIZANDO AS FUNÇÕES DO LINKEDIN PARA NEGÓCIOS
O LinkedIn para negócios tem uma série de funcionalidades que podem ser exploradas nas estratégias desenvolvidas para essa rede social. Listamos abaixo algumas delas.
Seguindo influencers
Uma forma inteligente de se utilizar essa rede social é seguir marcas ou personalidades que tenham grande influência nos meios digitais.
Dessa forma, pode-se entender como é possível desenvolver conteúdos relevantes, que atraiam a atenção do público.
Realizando prospecção
Conforme já mencionamos, o LinkedIn é uma rede social voltada para relacionamentos profissionais.
Por esse motivo, a company page pode ser utilizada para buscar novas parcerias ou mesmo para abordar possíveis clientes.
Pode-se ainda contatar profissionais da área de interesse com o intuito de contratá-los para a realização de serviços.
Perfil campeão
Existem diversas classificações de perfil do LinkedIn, sendo uma delas o Perfil Campeão.
Os perfis classificados dentro dessa categoria são aqueles que oferecem um grande número de informações acerca de um negócio.
Em outras palavras, são os perfis mais completos, que contam com dados pertinentes à atividade e aos interesses do perfil.
Investindo no LinkedIn
Há ainda a possibilidade de se investir em uma conta Premium, a qual oferece como diferencial mais funcionalidades, que podem variar a depender do plano optado.
As ferramentas disponibilizadas para os clientes Premium dessa plataforma possibilitam não somente um maior aproveitamento do site. Elas também permitem uma ampliação mais velos do networking do negócio.
UMA FERRAMENTA PODEROSA PARA DAR MAIS VISIBILIDADE PARA EMPRESAS
Assim, podemos concluir que a company page possui recursos muito benéficos para quem deseja dar mais visibilidade a um empreendimento.
No entanto, é necessário saber como funciona o Linkedin para negócios, aplicando de maneira correta as estratégias de prospecção de clientes e parceiros.
E você, já utiliza um perfil empresarial no LinkedIn? Ele tem sido útil para obter resultados para seu negócio? Comente!